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31 de agosto de 2015

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Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner – Squadra

O marketing e vendas são dois conceitos diferentes, mas que no universo dos negócios, estão intimamente relacionados.

A diferença mais óbvia entre estes dois conceitos é a sua própria definição. A venda é definida como a atividade de transferir a propriedade de um produto/ serviço em troca de dinheiro, a fim de aumentar as receitas. Essa transferência pode ocorrer entre um fabricante e um cliente, seja ele distribuidor ou consumidor final.

Por outro lado, marketing refere-se a um conjunto de estratégias destinadas a construir uma proposta de valor para satisfazer as necessidades dos clientes ou consumidores, oferecendo um produto ou serviço. As estratégias normalmente incluídas são: pesquisa de mercado, criação de um produto, promoção e distribuição, entre outras.

Outra chave para compreender as diferenças entre marketing e vendas refere-se à abordagem que cada um desses departamentos em relação ao trabalho do dia-a-dia.

O foco do departamento de vendas é para vender produtos ou serviços da empresa. Em alguns casos, pode ser oferecido um tratamento especial ou a combinação dos serviços para atender à procura específica dos clientes.

Em vez disso, o departamento de marketing é o responsável pela criação, desenvolvimento e promoção da oferta ou portefólio da empresa. Para o conseguir, realiza pesquisas de mercado, desenvolvimento de novos produtos ou melhorias dos já existentes.  A área de marketing também é responsável pela elaboração de campanhas publicitárias, merchandising, promoções, ou seja, pela gestão da marca no seu todo.

Hoje, o processo de marketing e vendas já não está separado. As ferramentas de automação de marketing e gestão de relacionamento com clientes são um processo único, que é fundamentalmente mais eficiente e eficaz do que qualquer outra abordagem tradicional. Este processo unificado permite-nos fornecer as informações exigidas pelo nosso potencial cliente em qualquer parte do processo de decisão de compra, a qualquer momento, acelerando o fecho de vendas.

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