Já saíram os primeiros números nos Estados Unidos sobre as vendas nestes 2 dias e os resultados não dececionaram com crescimentos muito significativos face a anos anteriores. Como principais números a reter destacam-se os 4,45 biliões de dólares vendidos online no somatório do dia de Ação de Graças e a Black Friday, seguido de 3,07 biliões de dólares na Cyber Monday. O tráfego mobile continua a crescer sendo já responsável por 60% do tráfego total no dia de Ação de Graças e 54,4% no Black Friday, de acordo com dados fornecidos pela IBM. Embora o peso do mobile na pesquisa e análise de produtos seja já em muitos casos maior do que o dos PCs, quando chega à altura de comprar esse peso desce ligeiramente, tendo chegado na Black Friday a 40% do total de vendas.
Outro dado muito interessante é que a Amazon terá ficado com uma fatia muito significativa destes biliões, com estudos a apontarem para uma quota impressionante de 35,7% de todas as vendas na Black Friday, muito distante de todos os outros, com grandes players como a Macy’s, Walmart e Nordstrom a valerem cada um cerca de 3% ou, dito de outra forma, a Amazon conseguiu vender 10 vezes mais do que qualquer uma destas grandes marcas.
A National Retail Federation apresentou também um dado muito relevante e que é um marco na indústria. Num dos períodos mais agitados de vendas nos Estados Unidos, 102 milhões de pessoas fizeram compras em lojas e 103 milhões fizeram compras online. Pela primeira vez tivemos mais americanos a comprar online do que nas lojas tradicionais.
E os números ainda poderiam ter sido melhores… Apesar da preparação atempada desta época muitos sites tiveram dificuldade em lidar com tantos clientes e inclusive a Paypal teve períodos de intermitência da prestação do seu serviço que impactaram negativamente muitos processos de compra e terão feito perder algumas vendas.
Acima de tudo estes números mostram que as vendas online continuam com um crescimento saudável, a viragem para mobile continua a ritmo acelerado e cada vez mais marcas tiram partido destas tendências conseguindo resultados com impacto muito positivo no seu negócio. E agora vem aí o Natal…
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