O novo ano traz novos desafios para o marketing digital. Num mundo em constante mudança, 2016 será o ano da confirmação para tendências já hoje muito presentes na estratégia das marcas:
- o vídeo vai continuar a crescer – o vídeo é claramente a melhor forma de chegar aos millennials e o grande crescimento de plataformas como o YouTube (o segundo maior motor de pesquisa do mundo a seguir ao Google), o Snapchat, o Periscope e a mudança substancial do Facebook na forma como passou a tratar o vídeo são a prova disso;
- o mobile será líder – muitos sites já hoje têm mais utilizadores a aceder por mobile do que por desktop ou tablet, especialmente os mais apelativos para o segmento jovem. As marcas vão ter que começar a pensar primeiro em mobile antes de tudo o resto, garantindo a disponibilização de sites responsive e o lançamento de campanhas específicas para mobile;
- o uso de ad-blockers vai continuar a crescer – cada vez mais utilizadores recorrem a ad-blockers pelo desconforto crescente com campanhas agressivas e formatos intrusivos. Tentar ganhar o interesse dos consumidores ao invés de procurar impor a mensagem da marca será um desafio grande para os marketeers;
- o conteúdo é rei – os consumidores mostram sinais de estarem fartos dos formatos tradicionais e da forma agressiva como algumas marcas procuram impor-se, e os ad-blockers são uma resposta a isso. O conteúdo sempre foi, e continuará a ser, o rei. Quem souber criar conteúdo relevante e que seja apresentado de forma natural aos consumidores terá cada vez mais visibilidade no search e conseguirá ganhar vantagem sobre quem continuar a recorrer aos modelos tradicionais. Não é um caminho fácil e a receita para o sucesso varia significativamente, mas os sinais são claros, especialmente sobre a previsível falência dos formatos tradicionais no médio prazo.
Não serão certamente as únicas tendências deste novo ano mas quem conseguir trabalhar bem estes quatro temas estará seguramente numa melhor posição para vencer no mercado.
Muito fraquinho este artigo.