Afinal, o que é o Tumblr? Vantagens para as marcas

2 de agosto de 2013

Afinal, o que é o Tumblr? Vantagens para as marcas

Carolina Afonso, especialista em marketing

Esta é uma questão cada vez mais frequente nos tempos que correm.

Pois bem, o Tumblr foi criado em 2007 é uma plataforma que funciona como um “meio termo” entre o microblogging como o Twitter e um blog como o WordPress. Por outras palavras, o Tumblr não é tão minimalista como o Twitter e não é tão complexo quanto criar e administrar um blog no WordPress, por exemplo. O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode criar a sua conta e fazer posts sobre o que desejar.

Nesta espécie de rede social, os utilizadores podem publicar textos, imagens, vídeos, fotos, sendo que o formato preferencial são os famosos GIFs animados. Como noutras redes, os utilizadores possuem um perfil, adicionam e seguem amigos e podem partilhar o que outros escrevem.

O Tumblr tem vindo a fazer furor, principalmente por três motivos principais:

  1. A plataforma tornou-se num fenómeno cultural, com mais de 100 milhões de utilizadores a usarem a plataforma, de acordo com o site “Time, Business & Money”;
  2. Devido ao seu enorme sucesso, em Maio deste ano, Yahoo comprou a plataforma de por 1,1 mil milhões de dólares – cerca de 800 milhões de euros.
  3. Trata-se da rede mais popular entre a faixa etária dos 13 aos 25 anos, mais do que do que o Facebook. Algumas das razões que o tornam popular nesta faixa etária é que a rede é predominantemente jovem, sendo que desta forma os jovens evitam o “parenting control” de que são alvo no Facebook, por exemplo, onde estão lá os pais e outros adultos. Outra das razões é a sua facilidade de utilização, sendo que a maioria dos posts são textos curtos ou GIFs, geralmente com temas que variam desde interesses a outros que fazem as pessoas pensar, como atitudes, relacionamentos, pensamentos e etc.

Não resisto a partilhar algumas das curiosidades sobre esta rede-sensação:

  • Tumblr significa amor. Para encontrar o verdadeiro significado, façam este exercício (mas façam mesmo que é “delicioso”):  ir ao Google Translator e colocar Tumblr de inglês para japonês, copiar o que aparecer, e fazer o processo inverso…et voilà!
  • O Tumblr consiste em 108 milhões de blogs, 50 mil milhões de posts, sendo que 75 milhões são postados diariamente, em média, segundo a Ogilvy Social;
  • O David Karp, o seu fundador, lançou o Tumlr em 2007 e em 2012 era capa da revista FORBES como sendo um milionário com menos de 30 anos;
  • A Oxford Dictionaries USA designou “GIF” como a palavra do ano de 2012 destacando o contributo do Tumblr no sucesso do termo;

Vantagens do Tumblr para as Marcas:

  • Facilidade de utilização: Em poucos cliques é possível alterar os seus templates, configurar o perfil e dar uma melhorar o visual. O Tumblr pode ser customizado com temas escolhidos pelo utilizador.
  • Integração com outras plataformas: é possível integrar o Tumblr com outras plataformas de redes sociais, como Facebook ou Twitter, e permitir que todos os “amigos” das outras redes sociais visitem o Tumblr da sua marca;
  • “Highlights”: O Tumblr lançou uma funcionalidade que permite aos membros promover publicações junto aos seus seguidores e que é útil para, por exemplo, promover o lançamento de um produto, anunciar um acontecimento e salientar um conteúdo visual original
  • Medir resultados: A plataforma suporta Google Analytics para análise de tráfego web;

O caso da Coca-Cola

coketumblr

A Coca-Cola é uma marca líder com presença em diversas redes sociais. O Tumblr é uma rede muito específica e a Coca-Cola sabe-o bem. Esta rede é alimentada por “reblogging” que é algo semelhante ao retweet e no Tumblr é aceitável ter, por exemplo um blog que tem somente conteúdos reciclados. No caso da Coca-Cola, a marca mantém um balanceamento bastante saudável entre conteúdos originais e conteúdos “reblogged” ou reciclados (http://coca-cola.tumblr.com).

No caso dos conteúdos originais a Coca-Cola criou conteúdos próprios para esta rede como GIFs originais que têm causado sensação e gerado bastante engagement. Ou seja, a Coca-Cola percebeu o que melhor funciona na rede e tira partido disso investindo no desenvolvimento destes GIFs animados que produzem resultados virais, para o qual também contribui a integração dos botões do Facebook e do Twitter que ajuda a promover o engagement e optimiza a estratégia da marca como um todo nas redes.

Outro tipo de exemplos de como as marcas podem tirar partido das redes sociais podem também ser encontrado na página do Social Target.

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Comentários (2)

  1. “balanceamento”? “engagement”?

    Pensei que estivéssemos em Portugal e não nos EUA ou no Brasil.

    Aparte disso, gostei do artigo. É pena que às vezes a boa teoria é estragada por palavrões que estão na moda ou são traduções do Inglês para o Português.

    por: Daniel,
  2. Parabéns, o artigo está muito bom. Em português já li diversas vezes “engagement”, penso que é um estrangeirismo que entretanto adoptámos, como tantos outros. Os brasileiros dizem engajamento.

    por: Ana,

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