O Barómetro de Inovação da COTEC revelou que Portugal tem um potencial desperdiçado.
O Barómetro identifica Portugal como um “país cigarra”, que desperdiça os recursos que tem e apresenta sempre resultados inferiores ao que é esperado, devido a «alguma falta de capacidade de trabalho e concretização».
Porquê?
Porque a maioria das entidades promotoras de inovação e o conjunto de empreendedores e empresários não elegeram o Marketing como o principal pilar da Inovação.
O Marketing existe para desenvolver os negócios, para orientar e validar novas soluções de produtos e serviços, que respondam a necessidades e desejos do mercado. O que faz uma empresa é a sua marca, a sua oferta e as suas ideias, tudo o resto é instrumental.
Uma empresa para assumir uma cultura inovação, terá de genuinamente considerar que:
- A inovação é arriscada, mas a falta dela pode ser fatal.
- Tem de desenvolver um Processo de Gestão de Inovação simples e eficaz
- Eleger um team multidisciplinar para integrar esse processo
- Formalizar o “consumer insight” no início do processo
- Selecionar um team líder, marketing oriented
- Integrar a fase de lançamento no processo de gestão de inovação
- Avaliar e medir resultados
Mais gestão de processo, mais regra, mais disciplina, com muita criatividade são os ingredientes certos para encontrar produtos e serviços originais e relevantes.
Só com esta cultura de inovação é que o universo de PME´s em Portugal, poderá vir a encontrar “oceanos azuis”, ou seja, espaços de mercado para produtos únicos e… made in Portugal.
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