A indústria automóvel e as marcas verdes

11 de junho de 2013

A indústria automóvel e as marcas verdes

José Manuel Costa, presidente da GCI

Um dos mais interessantes estudos sobre sustentabilidade é o Best Global Green Brands, da Interbrand, que examina a lacuna que existe entre as práticas ambientais de uma empresa e as percepções que os consumidores têm dessas práticas.

Todos os anos, o estudo pega nas 100 marcas do Best Global Brands, também da Interbrand, e realiza uma pesquisa sobre a percepção do público acerca das práticas sustentáveis ou ambientais dessas marcas.

Depois, a informação é comparada com os dados de desempenho de sustentabilidade ambientais fornecidos pela Deloitte, parceria do projecto. Estes dados são baseados em informações publicamente disponíveis.

Em 2013, o estudo avançou, sem surpresa, que as marcas transparentes e que apostam na comunicação com os consumidores continuam a obter melhores resultados. Sem grande surpresa, as marcas automóveis representam 50% do top 10 do ranking de 2013.

Toyota (1), Ford (2), Honda (3), Nissan (5) e Volkswagen (7) são recompensadas pela inovação associada à sustentabilidade e forte compromisso no fabrico de veículos mais verdes. O estudo dá o exemplo do Toyota Prius, Ford Ecoboost ou Nissan Leaf, automóveis que já são reconhecidos pelos consumidores. A Toyota, de resto, lidera o estudo há três anos.

A reinvenção do sector automóvel é incontornável e, a todos os exemplos, impressionante. É um dos temas que mais sigo com atenção, não só pela sua influência na sustentabilidade como na forma como esta reinvenção vai impactar o futuro das cidades, dos transportes públicos, economia e mobilidade das sociedades.

Os carros eléctricos estão também a provocar um problema para as cidades do futuro, que terão cada vez mais população e, antagonicamente, terão de reduzir o tráfego automóvel. As marcas automóveis estão não só a fazer o seu trabalho de casa, mas também a desenvolvê-lo depois de um período conturbado, o mais difícil em mais de um século de indústria.

Tudo de braços dados com a sustentabilidade, como criadora de negócio, e comunicação, como meio fundamental para a mudança de mentalidades.

Podem ver o ranking completo da Interbrand no Green Savers, o agregador de economia verde lançado pela GCI em 2010: http://greensavers.sapo.pt/2013/06/12/as-marcas-mais-verdes-do-mundo-com-ranking/

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.