Leiam Richard Edelman

3 de agosto de 2012

Leiam Richard Edelman

José Manuel Costa, presidente da GCI

A 1 de Outubro, a Edelman completa 60 anos. Como já várias vezes escrevi por aqui, a GCI é afiliada desta gigantesca network de PR, partilhamos os mesmos valores, metodologias e visão do que deverá e poderá ser o trabalho de uma consultora de PR.

Sessenta anos depois de Daniel Edelman e cinco associados terem fundado a Edelman com a ajuda do seu primeiro cliente, a Toni Company, vários eventos estão planeados: um vídeo que compilará todos os grandes trabalhos de seis décadas, um livro sobre Dan Edelman escrito por Franz Wisner, um ex-director-geral da empresa, e vários trabalhos ligados à comunidade – na verdade, serão 60 dias, mais de 15 mil horas e €1,6 milhões em horas de serviço que a Edelman dará a instituições de solidariedade social.

Todas estas novidades podem ser lidas no 6 AM, o blog de Richard Edelman e, na minha opinião, uma das melhores ferramentas de comunicação de CEOs na blogosfera. O nome do blog remete para as horas matinais a que Richard acorda. “Acordo cedo e espero que sigam [o meu blog] assim que cheguem ao trabalho”, explicou ele em Setembro de 2004, no seu primeiro post.

Já em 2004, Richard Edelman falava das “novas regras do engagement” e sentia necessidade de utilizar o blog para partilhar as tendências, novidades ou, simplesmente, curiosidades do seu dia-a-dia.

Falo do blog de Richard Edelman porque este é um dos mais importantes pontos de contacto com o futuro das PR que encontrarão hoje em dia – online ou offline. Para além de percebermos um pouco do dia-a-dia de um gestor de PR, as suas conferências, discursos públicos, conselhos e ideias, o facto de Richard fazer questão de visitar vários dos países onde a Edelman está presente leva-o a publicar textos sobre as diferentes realidades da comunicação.

Richard Edelman debate, muitas vezes, algumas das questões que marcam negativamente a nossa indústria. A eventual manipulação, a relação com os jornalistas e outros stakeholders, os clientes que rejeitou – e porque rejeitou.

Mais do que livros sobre PR ou notícias de clientes ganhos os perdidos, o 6AM, apesar de adaptado à realidade, sobretudo, norte-americana, é o meu conselho de leitura de férias. Querem saber mais sobre comunicação, sobre a evolução da comunicação e os bastidores do PR, leiam o 6AM.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.