A fusão entre os gigantes da comunicação Publicis e Omnicom é vista pela Columbus International como uma oportunidade para ganhar clientes. Esta foi uma das conclusões retiradas do recente encontro desta organização internacional, que reúne 40 agências de meios independentes que operam em 60 países.
No evento houve espaço para discutir as alterações na paisagem mediática, a crescente importância do mobile, as transformações impulsionadas pelo digital e os caminhos para o desenvolvimento das agências de meios independentes num momento em que decorrem processos de fusão no setor.
“Este é um grande tempo para o reforço das agências independentes, que, mesmo em mercados mais afetados pela crise, estão em contra-ciclo”, afirmou Pedro Baltazar, da Nova Expressão, agência anfitriã desta reunião, em entrevista ao Imagens de Marca.
Florian Grill, responsável pela agência francesa Mediatrack e vice-presidente da Columbus, explicou as razões que levam a organização a encarar a fusão entre a Publicis e a Omnicom como uma “grande oportunidade”. “Os clientes internacionais precisam de encontrar uma alternativa às grandes networks. Queremos ser uma rede de agências independentes alternativa a essas networks. Algumas marcas são muito centralizadas, mas preferiam trabalhar com agências independentes que conheçam bem o país”, afirmou o responsável.
Durante a reunião, Bill Koenigsberg, Presidente da Columbus, considerou que o mercado publicitário mundial irá crescer no próximo ano cerca de 3 pontos percentuais, chamando a atenção para o grande potencial de crescimento do mobile e para a convergência de meios offline e online, nomeadamente no caso da televisão e da imprensa com o digital.
A agência de meios portuguesa Nova Expressão aproveitou também para partilhar alguns dos seus trabalhos com os restantes associados da organização. “A nossa relação com a Columbus, de que somos fundadores, tem-nos permitido desenvolver a nossa capacidade internacional, mas também o nosso know-how em áreas que vão do research ao digital, passando por ações concretas, como já aconteceu em campanhas com o Turismo dos Açores e Turismo de Portugal, e também com a Banca e instituições financeiras nos mercados onde existem comunidades portuguesas. A relação com a Columbus torna-nos mais fortes e mais competitivos, e torna-nos num ator ativo no mundo global da publicidade e da comunicação”, explicou Pedro Baltazar.
Na entrevista a Florian Grill, que pode visualizar no vídeo exibido no topo desta página, a nossa equipa de reportagem aproveitou também para ficar a conhecer algumas das tendências neste mercado para 2014.
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