O setor do retalho e da distribuição está a viver um período de grandes transformações, devido ao contexto económico e às alterações do perfil do consumidor. Rapidez na resposta, conveniência e serviço são fatores cada vez mais preponderantes para conquistar um consumidor altamente tecnológico e exigente. A relação com a loja e com as marcas, a forma como consumimos e onde consumimos já não são as mesmas de há uma década. Motivo que nos leva esta semana olhar atentamente para algumas das mudanças neste setor.
O ponto de partida é a conferência “The Everywhere Store”, que reuniu recentemente no Porto alguns dos principais especialistas nacionais e internacionais da grande distribuição com o objetivo de discutir e evidenciar algumas das grandes tendências nesta área, que, com os avanços tecnológicos, cruza cada vez mais o mundo físico com o virtual. Nós aproveitámos o momento para perceber como é que grandes cadeias, como Walmart ou Continente, estão a adaptar-se às mudanças, e como é que os especialistas olham para o futuro do retalho.
Quem tem estado a ajustar a sua estratégia a esta nova realidade é o Boticário, que aposta agora num canal de venda direta. A marca de cosmética brasileira acaba também de lançar uma campanha de multimeios de reposicionamento onde liga a beleza à felicidade, com o intuito de estar ainda mais próxima da consumidora portuguesa. Tendo como mote a campanha, vamos nesta emissão conhecer os últimos investimentos da marca.
Da cosmética passamos para o retalho de luxo, um segmento que tem vindo a crescer em contraciclo com a atividade económica. Graças à sua notoriedade e localização privilegiada, a zona nobre da capital portuguesa tem vindo a atrair diversas marcas de luxo, como é o caso da Torres Joalheiros. Com mais de 100 anos de experiência na área da alta relojoaria e joalharia, a marca abriu há cerca de um ano a sua flagship store, em plena Avenida da Liberdade, depois de um processo de modernização da imagem da sua rede de lojas. Além de revisitarmos a sua história, nós fomos tentar perceber quais os resultados desta última aposta.
É em Lisboa que continuamos, mais concretamente com o desafio lançado pela Câmara Municipal aos seus habitantes. Com o Orçamento Participativo, os cidadãos têm o poder de decidir quais os projetos que querem viver concretizados na capital. Numa altura em que decorre a votação, nós quisemos perceber como é que os lisboetas estão a tentar fazer da sua cidade uma marca mais forte.
A terminar a emissão tempo ainda para conhecermos o anúncio, que, segundo a Sony, apresenta as suas mais belas imagens de todos os tempos. Gravado em 4K, ou seja, com ultra-definição, o filme pretende mostrar ao detalhe a alta qualidade de imagem dos televisores da marca. De cortar a respiração.
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