Ao longo dos séculos, a Arte tem sido uma das principais formas utilizadas pelo ser humano para expressar as suas emoções, a sua história e a sua cultura. É ela que serve de mote e inspiração à emissão desta semana do Imagens de Marca, que foi ao encontro de marcas, empresas e instituições que apostam na Arte para captar a atenção dos consumidores e celebrar de forma criativa os momentos marcantes que estão a viver.
Começamos precisamente com uma marca que ao longo da sua história diz ter trabalhado cada uma das suas peças como verdadeiras obras de arte. Falamos-lhe da Montblanc, que em 2014 comemora os 90 anos de um dos seus maiores símbolos: a caneta Meisterstuck. A marca está a assinalar o momento através da realização de eventos em todo o mundo, de uma nova campanha de comunicação protagonizada por Hugh Jackman, e de uma nova linha de relógios inspirada na famosa caneta. Mas a Arte não inspira apenas os produtos de luxo.
Há marcas do grande consumo que utilizam esta atividade humana para inovar e contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade. É o caso da Blue. O seu novo projeto ligado às artes plásticas angolanas, Blue Arte, é o ponto de partida, na rubrica Angola Marca, para revisitarmos a história daquela que é considerada a maior marca de refrigerantes de Angola e que se assume como um símbolo da Angola moderna.
Quem também tem na Arte um dos principais alicerces do seu trabalho é o Espaço T, uma associação de solidariedade social, tutelada pelo Ministério da Saúde, que apoia a integração social e comunitária de pessoas que sofrem de problemas tão distintos, como toxicodependência ou perturbações mentais. No ano em que comemora o 20º aniversário, e por ocasião da campanha que assinala precisamente esta data, o Imagens de Marca quis conhecer por dentro esta instituição, que utiliza expressões artísticas, como a pintura, a dança ou o teatro, para desenvolver as competências pessoais dos seus utentes.
E da Arte da responsabilidade social passamos para a Arte de comunicar com a LOLA, uma agência latina que diz ter o entendimento de marcas a uma escala global. Integrada no Grupo Lowe & Partners, a agência acaba de abrir o seu primeiro escritório em Lisboa. Motivo para que a nossa reportagem se tenha deslocado a Barcelona para conhecer as suas origens, quais as razões que a levam agora a investir no mercado português e qual a estratégia de crescimento desta agência, cuja primeira língua é o poder das emoções.
É precisamente uma campanha emocional que fecha o programa desta semana. Mostramos-lhe o anúncio tocante da DDB de Nova Iorque para a ONG Water is Life, que pretende alertar a população mundial para um problema grave em muitos países: a falta de água.
Sobre o Espaço t, apoia ou integra? Emprega ou ajuda a emnpregar? Onde estão os números de inclusão e integração social e comunitária, bem como empregabilidade, para além da imensa publicidade sobre si próprios, nomeadamente em conceitos tão vagos e subjectivos como auto-estima e auto-conceito? Quantos utentes tem? Quanto nos custa a dita associação? Tem o mesmo presidente há 20 anos porquê? Tem psiquiatras do MS a monitorizar? Quem fiscaliza ou audita? É uma associação terapêutica ou meramente ocupacional? É uma “marca” a propósito de quê?
Boas questões levantadas, Rosa Arminda.
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