Momentos que marcam com Arte

17 de Maio de 2014 em Na íntegra

Momentos que marcam com Arte

Ao longo dos séculos, a Arte tem sido uma das principais formas utilizadas pelo ser humano para expressar as suas emoções, a sua história e a sua cultura. É ela que serve de mote e inspiração à emissão desta semana do Imagens de Marca, que foi ao encontro de marcas, empresas e instituições que apostam na Arte para captar a atenção dos consumidores e celebrar de forma criativa os momentos marcantes que estão a viver.

Começamos precisamente com uma marca que ao longo da sua história diz ter trabalhado cada uma das suas peças como verdadeiras obras de arte. Falamos-lhe da Montblanc, que em 2014 comemora os 90 anos de um dos seus maiores símbolos: a caneta Meisterstuck. A marca está a assinalar o momento através da realização de eventos em todo o mundo, de uma nova campanha de comunicação protagonizada por Hugh Jackman, e de uma nova linha de relógios inspirada na famosa caneta. Mas a Arte não inspira apenas os produtos de luxo.

Há marcas do grande consumo que utilizam esta atividade humana para inovar e contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade. É o caso da Blue. O seu novo projeto ligado às artes plásticas angolanas, Blue Arte, é o ponto de partida, na rubrica Angola Marca, para revisitarmos a história daquela que é considerada a maior marca de refrigerantes de Angola e que se assume como um símbolo da Angola moderna.

Quem também tem na Arte um dos principais alicerces do seu trabalho é o Espaço T, uma associação de solidariedade social, tutelada pelo Ministério da Saúde, que apoia a integração social e comunitária de pessoas que sofrem de problemas tão distintos, como toxicodependência ou perturbações mentais. No ano em que comemora o 20º aniversário, e por ocasião da campanha que assinala precisamente esta data, o Imagens de Marca quis conhecer por dentro esta instituição, que utiliza expressões artísticas, como a pintura, a dança ou o teatro, para desenvolver as competências pessoais dos seus utentes.

E da Arte da responsabilidade social passamos para a Arte de comunicar com a LOLA, uma agência latina que diz ter o entendimento de marcas a uma escala global. Integrada no Grupo Lowe & Partners, a agência acaba de abrir o seu primeiro escritório em Lisboa. Motivo para que a nossa reportagem se tenha deslocado a Barcelona para conhecer as suas origens, quais as razões que a levam agora a investir no mercado português e qual a estratégia de crescimento desta agência, cuja primeira língua é o poder das emoções.

É precisamente uma campanha emocional que fecha o programa desta semana. Mostramos-lhe o anúncio tocante da DDB de Nova Iorque para a ONG Water is Life, que pretende alertar a população mundial para um problema grave em muitos países: a falta de água.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/emissoes/sicnoticias/na-integra-tv/momentos-que-marcam-com-arte/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.