Diz-se que, não há melhor lugar do mundo, que a nossa casa! É uma expressão, que nos inspira também esta semana, num olhar que lançamos às estratégias e negócios das marcas que se posicionam no mercado da decoração. Na última década, foram várias as insígnias que se instalaram em Portugal e que trouxeram uma nova dinâmica ao consumo de artigos para a casa.
Ainda assim, os tempos não são fáceis para o setor do Mobiliário e da Decoração, que também se ressentiu com a difícil conjuntura económica. Só nos últimos dois anos assistiu-se ao encerramento de cerca de 1500 empresas e a uma quebra de 30% na venda de artigos. Com a ajuda da Associação Portuguesa de Comércio Mobiliário e da Decoração, e de marcas como a CASA e a Interdesign Interiores, o Imagens de Marca vai inicialmente medir o pulso ao setor, procurando perceber o que está a ser feito para inverter esta dura realidade.
É nas feiras internacionais que a maior parte das marcas do setor investe os orçamentos de comunicação. O Imagens de Marca esteve em Frankfurt, a acompanhar a azáfama vivida na Ambiente, um dos maiores certames do mundo em artigos para a casa. Este ano a presença portuguesa na Feira cresceu 25% e uma das marcas portuguesas que não quis deixar de estar presente foi a Vista Alegre Atlantis. Com as várias coleções expostas, a segunda mais vendida foi a que produziu em parceria com a Christian Lacroix, falámos com o diretor de marketing da marca sobre a estratégia internacional.
Na mesma feira o Grupo Vista Alegre Atlantis também quis promover o regresso da Casa Alegre. A marca que deixou o mercado em 2007 foi agora alvo de um relançamento que a coloca de novo à mesa dos portugueses e do mundo, porque também está a pensar na exportação. Segundo alguns estudos e feedback do público, a marca nunca tinha sido esquecida pelos consumidores. Regressa agora com uma nova imagem, conceito e design, posicionando-se num segmento de preços acessíveis, para um público jovem e inspira-se num conceito de cultura mediterrânica, de sol, mar e convívio à mesa. Nós fomos conhecer de perto esta casa que volta a ser alegre.
A nossa rubrica Marcas Verdes também entrou no mote da decoração da casa e faz esta semana uma incursão pelo setor das tintas. Ao contrário do que se possa pensar, nos últimos 20 anos as marcas têm vindo a mudar fórmulas e métodos de fabrico para se tornar mais amigas do ambiente.
A nossa reportagem foi conhecer como estão a ser afinadas as cores da ecologia nas estratégias de algumas marcas e visitou as fábricas da Robbialac e da Barbot.
Uma da imagem de marca da loja Casa e da Directora Sónia Conceição, que aqui não foi referido é a forma como despendem os funcionarios, sem pré-aviso de um dia para o outro!