4 de maio de 2013

Competitividade e talento

Num momento em que os orçamentos de marketing estão cada vez mais magros, são muitos os profissionais do setor que se inspiram em estratégias que foram talentosas no passado, e que ficaram na memória como grandes casos de sucesso. Casos, onde houve a mestria de ousar arriscando, e os poucos recursos financeiros conseguiram ser superados com uma boa dose de humor, gerando resultados surpreendentes!

A Frize continua a ser, ao fim de uma década, um Case Study em destaque. A marca em 2003 foi inovadora no tom da comunicação, apostou pela primeira vez numa publicidade espontânea, num registo de Stand Up Comedy. Em 3 anos triplicou as vendas. É certo, que a história pode nem sempre repetir-se, mas este é sem dúvida um bom exemplo de talento. O talento do ator que protagonizou a campanha, mas também da equipa de marketing, que foi talentosa e criou um momento de comunicação tirando partido de condições mínimas de produção. Uma boa prova de que os marketeers também são os criativos.

É deste valor do capital e talento humano que depende ainda a boa imagem de uma marca. O que deve ser feito na gestão de pessoas para se conseguir essa boa imagem, é a lição que partilhamos através da habitual rubrica How To com a Católica Porto Business School.

E se é preciso trabalhar a nível interno para se conseguir uma perceção positiva da empresa junto do mercado, é também necessário ouvir a opinião dos consumidores em relação às empresas e à sua reputação. O estudo Rep Trak Pulse Portugal da consultora Reputation Institute apresentou recentemente o ranking de 2013 das empresas mais reputadas em Portugal. Ao longo da reportagem: “diz-me como trabalhas, dir-te-ei qual a tua reputação”, o Imagens de Marca vai analisar o que diferencia estas empresas de outras, e perceber como se pode aproveitar estes dados para trabalhar melhor a sua reputação. Apresentamos ainda as principais conclusões do estudo que coloca à frente, em termos de reputação, empresas que oferecem bens tangíveis, como as tecnológicas ou as do setor alimentar.

Não é só no ranking da reputação que estão as novidades e o talento desta emissão. Com as temperaturas a subir, arranca também a época forte para os lançamentos no setor da cerveja, à espera de saciar a sede de vendas no verão, período que representa cerca de 50% do volume de negócios. Há que ter talento para manter a competitividade e não perder o gás da liderança. A Sociedade Central de Cervejas acredita no talento de inovar para fazer a diferença. Já a Unicer, ao que parece, procura reconquistar quota de mercado com um forte investimento em ações de comunicação aproveitando, não o Stand Comedy, mas a música como talento principal.

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Imagens de Marca

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