Competitividade e talento
4 de Maio de 2013 em Na íntegra
Num momento em que os orçamentos de marketing estão cada vez mais magros, são muitos os profissionais do setor que se inspiram em estratégias que foram talentosas no passado, e que ficaram na memória como grandes casos de sucesso. Casos, onde houve a mestria de ousar arriscando, e os poucos recursos financeiros conseguiram ser superados com uma boa dose de humor, gerando resultados surpreendentes!
A Frize continua a ser, ao fim de uma década, um Case Study em destaque. A marca em 2003 foi inovadora no tom da comunicação, apostou pela primeira vez numa publicidade espontânea, num registo de Stand Up Comedy. Em 3 anos triplicou as vendas. É certo, que a história pode nem sempre repetir-se, mas este é sem dúvida um bom exemplo de talento. O talento do ator que protagonizou a campanha, mas também da equipa de marketing, que foi talentosa e criou um momento de comunicação tirando partido de condições mínimas de produção. Uma boa prova de que os marketeers também são os criativos.
É deste valor do capital e talento humano que depende ainda a boa imagem de uma marca. O que deve ser feito na gestão de pessoas para se conseguir essa boa imagem, é a lição que partilhamos através da habitual rubrica How To com a Católica Porto Business School.
E se é preciso trabalhar a nível interno para se conseguir uma perceção positiva da empresa junto do mercado, é também necessário ouvir a opinião dos consumidores em relação às empresas e à sua reputação. O estudo Rep Trak Pulse Portugal da consultora Reputation Institute apresentou recentemente o ranking de 2013 das empresas mais reputadas em Portugal. Ao longo da reportagem: “diz-me como trabalhas, dir-te-ei qual a tua reputação”, o Imagens de Marca vai analisar o que diferencia estas empresas de outras, e perceber como se pode aproveitar estes dados para trabalhar melhor a sua reputação. Apresentamos ainda as principais conclusões do estudo que coloca à frente, em termos de reputação, empresas que oferecem bens tangíveis, como as tecnológicas ou as do setor alimentar.
Não é só no ranking da reputação que estão as novidades e o talento desta emissão. Com as temperaturas a subir, arranca também a época forte para os lançamentos no setor da cerveja, à espera de saciar a sede de vendas no verão, período que representa cerca de 50% do volume de negócios. Há que ter talento para manter a competitividade e não perder o gás da liderança. A Sociedade Central de Cervejas acredita no talento de inovar para fazer a diferença. Já a Unicer, ao que parece, procura reconquistar quota de mercado com um forte investimento em ações de comunicação aproveitando, não o Stand Comedy, mas a música como talento principal.
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