Como se estuda o comportamento do consumidor? Para responder a esta questão o Imagens de Marca vai mostrar-lhe o trabalho de algumas empresas que desenvolvem estudos e tecnologias que nos ajudam a perceber como é que o consumidor decide no seu ato de compra.
Será a comunicação no ponto de venda verdadeiramente eficaz? Num mundo de corredores da grande distribuição repletos de cores e produtos, como se consegue captar a atenção do consumidor? Perguntas às quais a In-Store Media, em parceria com a TNS, quis responder através do estudo que recorreu à tecnologia Eyecam. Através da Eyecam foi possível inferir o número de vezes que um determinado suporte publicitário surgiu no campo de visão do consumidor e a duração de impacto. Para isso, um conjunto de consumidores usou uns óculos especiais e foi possível perceber quais os suportes dentro do supermercado são mais eficazes, desde a publicidade colocada no chão, à publicidade suspensa.
Cada vez mais trabalha-se o impacto da comunicação junto do consumidor e novas tecnologias estão a aparecer de forma a ajudar os clientes a perceber o impacto de determinada peça de comunicação junto do público. É o caso do Retail Analytics da Q Better, empresa que tem como objetivo apresentar ao mercado soluções inovadoras de software. Esta tecnologia, que consiste na deteção e análise rápida de faces em sequências de imagens e vídeos captados por uma câmara de vídeo, permite fazer uma análise dos visitantes de um estabelecimento comercial. Uma tecnologia muito virada para os mercados internacionais e que está já presente no Carrefour e Vodafone de Espanha bem como na Pixmania, que detém dezenas de lojas a nível europeu. O Imagens de Marca esteve em duas das lojas onde o sistema já está implementado para perceber de que forma esta ferramenta poderá potenciar as vendas dos retalhistas.
Entrevistas:
Nuno Saraiva Ponte – Dir. Geral In Store Media
Daniel Sousa – Dir. Dep. Tecnológico Q Better
Nuno Freitas – Co-fundador Spirito Cupcakes & Coffee
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