Eleito melhor destino europeu em 2017, o Porto é hoje uma cidade aberta ao mundo, descoberta diariamente por milhares de turistas. Mas atrás dos muros da Invicta existe a genialidade de uma cidade ainda escondida.
Este mês na rubrica Portugal Genial entrámos nas chamadas “ilhas” do Porto, bairros operários sobrepopulados gerados pela industrialização da cidade durante a segunda metade do século XIX e que durante muitos anos sofreram, e ainda sofrem, o estigma de serem locais com problemas de higiene e segurança.
Depois de várias décadas em que diversos programas públicos visavam a sua erradicação, atualmente assiste-se a uma alteração de paradigma, com a valorização destes espaços, através de projetos de reabilitação urbana, que pretendem conjugar as suas raízes e genuinidade com uma arquitetura contemporânea, e que constituem uma oportunidade económica e social única. É o caso do projeto promovido pela empresa Pedra Líquida e encomendado a um dos maiores génios da arquitetura, Álvaro Siza Vieira, que promete revitalizar o núcleo habitacional do Monte da Lapa, acrescentando-lhe uma vertente turística.
É nesta transição entre tradição e modernidade que reside a genialidade da arquitetura dos espaços que fomos descobrir no coração da Invicta.
Comentários (0)