A maioria dos portugueses, cerca de 70% são consumidores de notícias, e chegam a elas através da televisão, o meio preferido pela maioria dos portugueses. A conclusão é do estudo da ERC “Consumos de Media – 2015” que tem este ano foco nas “Novas dinâmicas de consumo televisivo em Portugal”.
E fazia ideia que cerca de 60% dos portugueses diz aceder à internet pelo menos uma vez por semana? Mais de 87% utiliza o mail, um número superior ao dos que consultam as redes sociais que se situa nos 87%.
Mais de metade deste número vai em busca de notícias em jornais e revistas, sendo que as notícias nacionais são as mais procuradas, seguidas pelas de atualidade internacional e de saúde.
Segundo o comunicado da ERC “Apesar de haver diferenças assinaláveis entre as várias gerações de utilizadores de Internet, essas diferenças são mais esbatidas quando a atividade desenvolvida é o acesso a e-mail, navegação em redes sociais, pesquisa de informação e consulta de conteúdos noticiosos”.
Os smartphones são usados para comunicar através de serviços OTT (messaging, 46%, e telefonemas, 27%) e aceder a redes sociais e conteúdos de entretenimento/consumo de conteúdos noticiosos.
“As redes sociais desempenham também um papel relevante no consumo de notícias: 80% dos que têm acesso à internet usam as redes sociais e 35% fazem-no também para consultarem aqui as notícias” refere o estudo.
A edição de 2015 do inquérito «Consumos de Media» tem como tema principal de análise “As novas dinâmicas de consumo televisivo em Portugal”, um estudo coordenado por investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e especialistas da GfK.
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