Poderão as crises e os conflitos influenciar os consumidores?

20 de outubro de 2015

Poderão as crises e os conflitos influenciar os consumidores?

De acordo com o estudo Clima de Consumo na Europa da GfK, no terceiro trimestre do ano, a evolução dos acontecimentos na Grécia, as crises e os conflitos no Médio Oriente e os problemas dos refugiados influenciaram o estado de espírito dos consumidores de 15 países europeus.

Durante o verão foram vários os temas que estiveram na agenda do dia. Numa fase inicial, o novo pacote de ajuda e as eleições na Grécia. Contudo, com o fluxo de centenas de milhares de refugiados, a maioria proveniente da Síria, os motivos subjacentes a este êxodo começaram a ganhar uma maior cobertura mediática. Assim, em meados e finais do verão, as crises e os conflitos no Próximo e Médio Oriente foram ganhando cada vez mais preponderância nas mentes dos europeus.

Estas questões dominaram as notícias nos meios de comunicação social. A logística e a atenção aos refugiados que atravessam a Europa cedo se tornaram temas predominantes. Na Alemanha, por exemplo, muitos especialistas e consumidores presumem que o desemprego possa vir a aumentar na próxima primavera, quando os refugiados aceites inundarem o mercado de trabalho do país.

Ainda assim, continua por esclarecer se integração dos refugiados em cada país irá ter consequências económicas que afetarão o espírito dos consumidores. Em termos globais, a situação nos países abrangidos pelo estudo apresenta amplas variações.

Nalguns deles, foram mais os fatores psicológicos ligados às crises que ocuparam cada vez mais as suas preocupações, os quais produziram ceticismo sobre a economia. Em muitos casos, as avaliações dos cidadãos das expetativas económicas e da evolução dos rendimentos, bem como a propensão a consumir, eram mais negativas do que os números da conjuntura nacional levariam a crer.

No entanto, noutros países, fatores como o crescimento económico e o desemprego permaneceram em primeiro plano, com um resultante impacto em indicadores individuais. Desde junho, o indicador do Clima de Consumo UE28 desceu meio ponto para 10,3 pontos em setembro. Em agosto, chegou a registar uma queda abrupta para nove pontos.

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Jornalista: Marco Silva

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