Pepsi pede desculpa à Seleção Portuguesa Pepsi pede desculpa à Seleção Portuguesa Pepsi pede desculpa à Seleção Portuguesa

20 de novembro de 2013

Pepsi pede desculpa à Seleção Portuguesa

O dia de ontem ficou marcado pelo jogo em que Portugal qualificou a sua presença no Mundial de 2014 no Brasil, com uma vitória à Suécia. Mas quase tão falado como o jogo, foi a polémica sobre a campanha lançada pela Pepsi Max sueca, naquele país, no dia do jogo.

Com o título “Vamos passar por cima de Portugal!”, a campanha, destinada aos consumidores suecos, foi publicada na página de facebook da marca na Suécia, onde três imagens mostravam um boneco de vodu de Ronaldo com a cabeça esmagada por uma lata, amarrado a uma linha de comboio e com alfinetes espetados.

As imagens rapidamente se espalharam pela Internet, criando uma onda de revolta, indignação e criticas dos portugueses, chocados com a atitude da marca, considerada agressiva e de mau gosto. O resultado foram várias mensagens espalhadas pelas redes sociais de que deixariam de consumir bebidas da Pepsi. Um tema também já abordado por especialistas em gestão empresarial, como António Jorge, cujo artigo de opinião pode ler aqui.

A marca, ciente de que foram ultrapassados limites de provocação futebolística, apagou as imagens e deixou a seguinte mensagem no facebook: “Nunca quisemos dar ao desporto e ao espírito de competição uma conotação negativa. Arrependemo-nos, se as pessoas se sentiram ofendidas pelos posts, foram retirados imediatamente. Gostaríamos de estender as nossas desculpas a todos os visados”.

Na pagina portuguesa da marca a mensagem foi mais extensa: “O futebol é conhecido pela paixão que inspira, e a competição está a ficar mais intensa. A equipa sueca infelizmente foi mais longe do que devia. Nunca quisemos dar ao desporto ou ao espírito de competição uma conotação negativa. Pedimos desculpa a todos aqueles que se sentiram ofendidos pelos posts, estes foram imediatamente retirados. Queremos igualmente dirigir as nossas mais sinceras e profundas desculpas ao Cristiano Ronaldo e à Seleção Portuguesa de Futebol”.

Apesar de toda a polémica, a Seleção Nacional acabou por vencer a Suécia por 3-2.

O Imagens de Marca contactou a Pepsi Portugal que não forneceu nenhuma declaração exclusiva. Publicou hoje, quinta-feira, a seguinte declaração na página de Facebook nacional:

“A equipa da Pepsi Portugal lamenta as imagens publicadas na página de Facebook da Suécia relacionadas com o jogo de futebol da passada Terça-feira. Lamentamos que isto tenha acontecido. Já enviámos um pedido de desculpas a Cristiano Ronaldo e à Seleção Portuguesa de Futebol e queremos alargá-lo aos leais fãs Portugueses. A Pepsi Portugal é constituída por portugueses que têm muito orgulho no seu país, na sua Seleção e em Cristiano Ronaldo. Aproveitamos ainda para felicitar o desempenho da nossa Seleção, à qual desejamos toda a força e o maior sucesso em 2014.”

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Sandra Pinto Barata

Comentários (1)

  1. Parece que houve mesmo magia negra, cada foto foi retribuída com um golo do número 7 da seleção portuguesa. Lamentável a atitude da Pepsi Max da Suécia. Não eram, com certeza, profissionais de marketing os autores das tristes imagens.

    por: Xana,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.