Pepsi e Futebol – O que não pode acontecer

20 de novembro de 2013

Pepsi e Futebol – O que não pode acontecer

António Jorge, Consultor e Docente Universitário

Penso que todos estão a par da campanha lançada na net, antes do jogo Suécia – Portugal, pela Pepsi Suécia, onde foram difundidas imagens de um boneco vestido com as cores da seleção portuguesa, amarrado a uma linha de comboio, a ser esmagado por uma lata de Pepsi e uma ultima, do boneco repleto de alfinetes, como se vodu se tratasse.

Estamos perante um erro de gestão de marca que não pode acontecer numa multinacional com várias marcas globais. Trata-se de um paradigmático exemplo de uma visão de marketing que não levou em consideração os impactos globais de uma ação local, ou seja, a negação do Think Global, Act Local.

A Pepsi Suécia deveria ter levado em consideração os seguintes pressupostos: (1) atualmente não existem ações cujo seu efeito seja estritamente local, pelo que, o impacto de uma ação de efeito positivo local pode destruir significativo valor de marca à escala global; (2) os consumidores de outras geografias interpretam as ações das marcas e das empresas com base na ética nos valores e nos contributos dados por estas para melhoria da sociedade; (3) o desporto desperta emoções e paixões que implicam uma gestão da participação da marca, muito cuidada e ponderada, a fim de evitar efeitos secundários.

Assim não será difícil de compreender que um ataque brejeiro e de mau gosto aos atletas e ao povo de um pequeno País, com o objetivo de enaltecer outros atletas e outro povo onde o mercado e a importância da marca é incomensuravelmente maior, será compreendido por todo o Mundo como uma ação condenável; isto é, os efeitos não se circunscrevem apenas ao País onde a ação decorre e ao País visado, mas sim a todo o Mundo; como comprovam os posts colocados nas páginas do facebook da Pepsi e da Pepsi Max (submarca que desenvolveu a ação).

Cabe agora às relações públicas da marca, assumir o erro e divulgar a sua justificação com a mesma escala com que o fenómeno se difundiu, e aos marketeers, aprender com o erro e alargar a sua visão de gestão de marca.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
44 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (8)

  1. Bom artigo!

    por: Tiago,
  2. Como sou da terra Coca-Cola não bebo Pepsi.

    por: Carlos Veloso,
  3. Nos anos 60′s estudei engenharia na Bélgica e naqueles 6 anos que lá permaneci tive tempo suficiente para entender perfeitamente o modo como a Europa Central e Nórdica pensam, preparam, executam, quer no plano profissional quer no social. Esse “incidente” do marketing dessa bebida, uma cola, foi uma pedra no charco, absolutamente.! Demonstra-se assim a natureza primária dessas mentalidades que sobrelevamos, por serem mais ricos, mais productivos, mais juntos uns aos outros, afinal. Na educação recebida, na observação permanente dos valores humanos e materiais, mais quie tudo tinha de decidir: ficar por lá, imensos convites de trabalho tive, algumas multinaciais bem fortes e outras empresas grandes das indústrias quíumicas.. Decidi voltar e com a guerra gastei 4 anos.. cumpri os deveres sociais, portugueses. Ainda bem. Nunca esperava uma falha tão absurda dessa empresa…mundial. Podertia escrever muito mas concluo apenas : O Planeta já vai ficando pequeno demais para tanta exorcerbância de tais sociedades,ditas, avançadas.. afinal continuam a ser selvagens, nunca se libertando das velhas pilhagens dos seus antepassados. Ainda bem que vivo em Portugal onde as ondas serão bem mais grandes mas, safando a baixa virá a mais alta.. Coisa afinal que demonstra que viver se torna incómodo, estejamos onde estivermos. Mas, tenhamos confiança em nós apesar de tudo: A tendência Universal é lutar por um melhor equilíbrio: Nascemos nus, dormiremos eternamente, vestidos!! Pois~~~

    por: Marceano,
  4. JS, o numero de habitantes é mais pequeno mas quota de mercado é maior

    por: Antonio Jorge,
  5. Submeti a minha opinião.. a net é para 24 horas/dia. Vou apagar a minha subscrição, .. pois, controles~~ pqp.

    por: Marceano,
  6. Submeti a minha opinião.. a net é para 24 horas/dia. Vou apagar a minha subscrição, .. pois, controles~~ afinal, uma falha nesta rede.. quem não falha? Até o Deus imaginado ficaria culpado..~~

    por: Marceano,
  7. Obrigado pela partilha Marceano

    por: Antonio Jorge,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.