A nova campanha da Procter & Gamble Co. mostra várias pessoas a responderem às perguntas, “como é correr como uma menina, atirar a bola como uma menina e lutar como uma menina”. Todos demonstram alguns conceitos esteriótipados de como correm, lutam ou atiram as raparigas.
Depois, as mesmas perguntas são feitas a pré-adolescentes mas que desta vez mostram uma atitude diferente, mais positiva, confiante e séria.
De acordo com o Advertising Adage, o objectivo da campanha “Like a Girl”, realizada por Lauren Greenfield, vencedora do Sundance Film Festival, é passar uma imagem diferente e acabar com os estereótipos criados à volta das raparigas.
Ao que parece, depois da concorrente Unilever ter iniciado, através de uma das suas marcas, uma comunicação para elevar a auto-estima da mulher, também agora a P & G, com o lançamento da campanha “Always wants to change that”, pretende fazer o mesmo.
Há que saber distinguir entre generalidade e excepção, os seus conceitos nus e crus sem subjectividade.
O homem é tipicamente mais forte que a mulher, naturalmente falando e sem necessidade de grande preparação física, o que não quer obviamente dizer que não há mulheres bem mais fortes que homens.