O ano de 2016 está aí e novas tendências ganham forma e assumem-se no mercado. A Deloitte, compilou alguns dos comportamentos que vão enraizar-se ainda mais no mercado este novo ano.
O consumidor está cada vez mais digital e conectado e o smartphone ou tablet são hoje ferramentas essenciais para um consumidor que é hoje mais sofisticado, complexo e exigente. Segundo a consultora, 74% das pessoas pesquisa produtos online antes de efetuar as suas compras e 85% usa o canal online para comparar preços.
O número está a evoluir e hoje 35% dos consumidores com um smartphone na mão usa-o para comprar produtos e serviços.
Da parte das marcas, a migração para o digital não é uma tendência, mas uma necessidade. Se em 2012, a influência do digital para as vendas em loja era de apenas 14%, hoje, esse número dispara e é já superior a 50%.
Há assim um novo contexto de consumo, onde é fundamental responder com agilidade às constantes mudanças no comportamento do consumidor, reinventar e nutrir a relação de forma a ganhar confiança e fazer dele um embaixador da marca e acolher a inovação como um fator chave de diferenciação e adaptação a um contexto em rápida e permanente mudança.
Para a Deloitte, a oferta de produtos e serviços personalizados, a rapidez e conveniência, a transparência da cadeia de valor e o desenvolvimento tecnológico, com a proliferação da chamada internet das coisas, são algumas das tendências que vão marcar o ano de 2016.
nao mostram as flores que vendem entao nao interessa