7 de abril de 2017

Consumidor português está mais racional, conectado e exigente

O “novo consumidor” português é mais racional, mais conectado e exige cada vez mais dos produtos que consome e das empresas da indústria alimentar. A conclusão é do estudo “Análise das Tendências de Consumo Alimentar” da Deloitte, que revela as cinco principais tendências que estão a redefinir os hábitos alimentares nacionais, como o smart shopping e a maior preocupação com a saúde e bem-estar.

De acordo com o estudo, realizado a partir de entrevistas a consumidores, produtores alimentares e outros participantes na cadeia de valor do setor, as cinco tendências que estão a mudar os padrões de consumo dos portugueses e, em consequência, a atuação da indústria alimentar são as seguintes:

  • Smart shopping: O consumo é agora menos impulsivo e mais ponderado. Os consumidores estão mais sensíveis ao preço e adotaram práticas de consumo mais contidas, conscientes, responsáveis e sustentáveis. O planeamento, a escolha racional e o esforço por reduzir a compra por impulso evidenciam-se no peso crescente das vendas em promoção.
  • Saúde e bem-estar: 60% dos portugueses revelam que a preocupação com a sua saúde e bem-estar reflete-se muito no seu quotidiano e nas suas escolhas[1]. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de hábitos de vida saudáveis e têm adotado rotinas condutoras de uma melhor qualidade de vida. Tendem a evitar alimentos de menor valor nutricional e a apostar em alimentos biológicos ou funcionais.
  • Confiança: 45% dos portugueses afirmam estar dispostos a pagar mais por produtos e serviços prestados por empresas comprometidas em ter um impacto social e ambiental positivo[2]. Os consumidores têm cada vez mais em atenção o impacto dos produtos consumidos e a conduta das empresas que os produzem e distribuem.
  • Conveniência: 36% dos inquiridos afirmam ter dispersado as suas compras, indo a mais lojas. O novo consumidor procura soluções de compra e consumo que se ajustem à sua rotina e hábitos alimentares e que libertem tempo para as atividades que lhe dão prazer. O ritmo de vida acelerado impulsiona a procura por produtos e serviços mais práticos e flexíveis, como o e-commerce e o take-away.
  • Experiência: O consumidor valoriza cada vez mais os elementos de interação e experiência transmitidos ao longo da jornada de compra. Entre os elementos mais apreciados estão a imagem do ponto de venda, a utilização inovadora de canais de comunicação e a criação de novos momentos de interação com as marcas, entre outros.
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Jornalista: Marco Silva

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