16 de dezembro de 2016

Os hábitos de Natal dos Portugueses

Já fez as suas compras de Natal? Gastou mais ou menos que em anos anteriores? E comprou as prendas através da internet ou em lojas físicas?

Estas foram algumas das questões colocadas pela Deloitte aos portugueses no estudo Christmas Survey realizado em outubro pela consultora em diferentes países, incluindo Portugal.

Numa situação económica que segundo os portugueses está a melhorar, os gastos com a época natalícia estão a aumentar, mas não chegam perto ao que se gastava no período pré-crise.

As compras estão maioritariamente focadas no mês de dezembro, mas diferentes iniciativas como o Black Friday, por exemplo, vieram a deslocar as datas de compras natalícias para o mês de novembro.

A internet é cada vez mais um ponto fundamental para os consumidores fazerem as suas pesquisas, mas o ato de compra em si, continua a focar-se nas lojas físicas, em especial nos centros comerciais, superfícies de eleição para os portugueses. “De acordo com o estudo da Deloitte, as lojas físicas continuam a reunir a preferência dos portugueses para as compras de Natal, sobretudo pelo aconselhamento profissional (92%), possibilidade de devolução/troca (91%) e proteção de dados pessoais (91%), face a outros canais de distribuição”, pode ler-se em comunicado.

Chocolates, roupa/calçado e livros são os presentes que os portugueses mais esperam receber este Natal, mas também aqueles que mais tencionam oferecer aos seus amigos e familiares.

Segundo o estudo, apenas 39% dos portugueses acredita que irá receber dinheiro como presente de Natal. São os chocolates e a roupa/calçado que este ano chegam ao topo da lista de presentes mais prováveis de receber, com 54% das respostas. Os livros e os cosméticos/perfumes seguem em terceiro e quarto lugar, com 53% e 47% respetivamente.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista. Fernando Paula; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.