Mais de metade dos portugueses está atento às mensagens publicitárias. A conclusão é do Observador Celetem do Consumo, 64% dos portugueses com menos de 50 anos revelam estar atentos à publicidade das marcas.
O estudo, realizado em 13 países, mostra que os seniores portugueses são dos mais atentos às mensagens publicitárias (57%) e que a emoção é o critério mais apontados pelos consumidores lusitanos para quem um anúncio um anúncio seja considerado marcante.
“Em Portugal, ainda que as gerações mais jovens sejam as mais atentas às mensagens, os anunciantes devem considerar que a percentagem de seniores atentos é também bastante elevada. A penetração da publicidade em Portugal é, de uma forma geral, bastante significativa, embora seja importante que transmita emoção, valores e humor, para que seja de facto marcante”, explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
No que diz respeito ao critério de compra, os seniores portugueses atribuem menos importância à marca (25%) do que os não seniores (30%). Também menos seniores (77%) acreditam que a marca é sinónimo de qualidade, em relação a 86% das gerações mais jovens. «A marca de um produto revela-se mais importante para os não seniores, sobretudo na faixa etária dos 30-40 anos que através dela afirmam o seu estatuto social, mas esta perceção desaparece gradualmente para os seniores. A maioria associa a marca à qualidade do produto, mas esse é apenas um dos seus critérios de compra. Os seniores estão a tornar-se consumidores cada vez mais esclarecidos e exigentes», conclui Diogo Lopes Pereira.
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 10.673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito, feito através da Internet, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 2 de novembro e 4 de dezembro de 2015 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.
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