“Os portugueses estão a controlar menos o seu orçamento, um sinal de que recuperaram alguma confiança em relação aos últimos anos. No entanto, é importante continuar a consciencializar os consumidores para a importância da gestão orçamental familiar”, refere Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
O estudo da marca revelou que o nível de literacia financeira dos portugueses permanece baixa, já que 26% dos consumidores não fazem qualquer controlo do seu orçamento familiar. Uma percentagem superior relativamente ao ano passado (20%) visto que a maioria dos portugueses controla o seu orçamento familiar pelo extrato bancário (57%).
Atualmente, 65% dos consumidores afirmam controlar os ganhos e as despesas, quando em 2015 eram 76% e em 2014 chegavam mesmo aos 96%. Apenas 4% dos inquiridos afirmam ter uma tabela de controlo de gastos e somente 3% declaram ter ajudar de um gestor de conta.
O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro, em colaboração com a Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%.
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