Já imaginou ter disponível através de um clique conselhos sobre como tratar os seus cabelos? Hoje já é possível com os Chatbots, a mais recente aposta da L´Oreal.
Na era do marketing conversacional, a marca entendeu a necessidade de passar uma mensagem clara, útil e relevante ao mesmo tempo que cria uma relação mais próxima e intuitiva com um consumidor que apela à personalização da mensagem.
As plataformas de messenging, como o Facebook Messenger, são já um foco para os anunciantes em diferentes setores. Pioneira na indústria da beleza, a L´Oreal quer assumir-se como uma marca “moderna”, digital, omnicanal e preocupada em dar resposta às necessidades dos consumidores.
“O grande objetivo da marca L´Oreal Paris está assente em dois pilares estratégicos há vários anos: um é a estratégia de proximidade com o consumidor português e o outro é a adaptação à realidade desse consumidor. Isso implica que não só saibamos todas as rotinas que têm na beleza no dia a dia mas também que tipo de dispositivos utilizam para procurar informações sobre beleza”, explica Tiago Melo, diretor marketing da L´Oreal Paris Portugal, ao Imagens de Marca.
Assim nasce uma mensagem personalizada, com menores custos para a marca e que permite criar uma base de dados onde são processados padrões de comportamento, otimizar o produto, serviço e até a própria comunicação.
“Sabemos que o principal meio de comunicação que nós temos de apostar é o digital, é onde as pessoas passam grande parte do seu dia e por isso desde o primeiro momento aquilo que fizemos em termos de investimento media foi alocar grande parte ao digital e depois na estratégia de personalização e contacto one to one lançámos o primeiro Facebook Messenger de larga escala em Portugal”, explica o responsável da marca.
Realidade Virtual, a nova tendência de beleza
Com o mobile em crescimento, a marca tem também vindo a apostar em aplicações onde a realidade virtual é protagonista. É o caso da Make Up Genius ou Style My Hair que têm permitido a muitas consumidoras experimentar os produtos da marca de forma virtual.
“Somos a marca número 1 de beleza mundial e essa também é a estratégia em Portugal. Sabemos muito bem que somos um país com diversas especificidades e isso passa por um profundo conhecimento de quem é o consumidor português. Sabemos que é um consumidor que valoriza o contacto personalizado”, refere Tiago Melo.
A marca promete novidades para breve já que para continuar a percorrer um caminho pioneiro numa indústria ainda tradicional é preciso acompanhar o mercado e estar um passo à frente das expetativas do consumidor.
Muito boa tarde, gostava de ter um conselho da vossa parte. A minha pele rosto é oleosa com tendência a algum acne, costumo fazer a máscara da loreal de argila verde duas vezes por semana. A minha questão é se poderei usar a máscara também da loreal mas a preta? Por exemplo nos dois dias da Sem a, um usar a verde e noutro a preta? Obrigado, Joana.