L´Oreal oferece conselhos gratuitos através do Messenger
15 de Março de 2017 em Atualidade,Atualidade
Já imaginou ter disponível através de um clique conselhos sobre como tratar os seus cabelos? Hoje já é possível com os Chatbots, a mais recente aposta da L´Oreal.
Na era do marketing conversacional, a marca entendeu a necessidade de passar uma mensagem clara, útil e relevante ao mesmo tempo que cria uma relação mais próxima e intuitiva com um consumidor que apela à personalização da mensagem.
As plataformas de messenging, como o Facebook Messenger, são já um foco para os anunciantes em diferentes setores. Pioneira na indústria da beleza, a L´Oreal quer assumir-se como uma marca “moderna”, digital, omnicanal e preocupada em dar resposta às necessidades dos consumidores.
“O grande objetivo da marca L´Oreal Paris está assente em dois pilares estratégicos há vários anos: um é a estratégia de proximidade com o consumidor português e o outro é a adaptação à realidade desse consumidor. Isso implica que não só saibamos todas as rotinas que têm na beleza no dia a dia mas também que tipo de dispositivos utilizam para procurar informações sobre beleza”, explica Tiago Melo, diretor marketing da L´Oreal Paris Portugal, ao Imagens de Marca.
Assim nasce uma mensagem personalizada, com menores custos para a marca e que permite criar uma base de dados onde são processados padrões de comportamento, otimizar o produto, serviço e até a própria comunicação.
“Sabemos que o principal meio de comunicação que nós temos de apostar é o digital, é onde as pessoas passam grande parte do seu dia e por isso desde o primeiro momento aquilo que fizemos em termos de investimento media foi alocar grande parte ao digital e depois na estratégia de personalização e contacto one to one lançámos o primeiro Facebook Messenger de larga escala em Portugal”, explica o responsável da marca.
Realidade Virtual, a nova tendência de beleza
Com o mobile em crescimento, a marca tem também vindo a apostar em aplicações onde a realidade virtual é protagonista. É o caso da Make Up Genius ou Style My Hair que têm permitido a muitas consumidoras experimentar os produtos da marca de forma virtual.
“Somos a marca número 1 de beleza mundial e essa também é a estratégia em Portugal. Sabemos muito bem que somos um país com diversas especificidades e isso passa por um profundo conhecimento de quem é o consumidor português. Sabemos que é um consumidor que valoriza o contacto personalizado”, refere Tiago Melo.
A marca promete novidades para breve já que para continuar a percorrer um caminho pioneiro numa indústria ainda tradicional é preciso acompanhar o mercado e estar um passo à frente das expetativas do consumidor.
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