O investimento publicitário a nível global deverá crescer 3,9% em 2015, atingindo valores próximos dos 513 mil milhões de dólares. Estas são as conclusões do mais recente relatório da Magna Global sobre o mercado publicitário mundial.
Não obstante o crescimento, a unidade de estratégia global do grupo IPG Mediabrands prevê uma taxa de crescimento mais lenta nas receitas globais da publicidade e destaca o crescimento da quota de mercado do digital, que deverá ultrapassar a TV em 2018.
O estudo refere que, após seis anos de declínio, o país registou em 2014 um crescimento nas suas receitas de 9,6%, tendo sido investidos 545,6 milhões de euros. A mesma tendência é aguardada para 2015, prevendo-se um incremento de 6,6%.
Dos 73 países analisados, conclui-se que 70 irão registar crescimento nas suas receitas e apenas três – Rússia, Finlândia e Croácia – irão registar um declínio das mesmas.
Os media digital continuam a impulsionar a publicidade a nível mundial. Este ano é esperado que as receitas conquistem 31% do global. Em 2015, estima-se um crescimento de 16% das receitas nesta área, que chegarão aos 149 mil milhões de dólares devido à publicidade móvel, aos formatos de vídeo e aos formatos sociais.
A Magna Global acredita que os media digitais ultrapassarão a Televisão em 2018, representando 38% das receitas globais da publicidade, enquanto a TV registará 37,7%. Mas, atualmente, em termos de quota de mercado destaca-se a Televisão com mais de 45% do investimento. Em segundo lugar surge a Internet, que registou uma quota de mercado de 19% em 2014, estimando-se que cresça para os 30% em 2019.
Alberto Rui Pereira, Presidente Executivo do IPG Mediabrands Portugal, refere que “o crescimento esperado para Portugal permite-nos estar otimistas, embora o investimento per capita seja menor quando comparado com outros mercados europeus. Ao contrário de outros mercados, a Televisão vai continuar a dominar o mercado, continuando o Digital a ser claramente o meio que mais cresce.”
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