Dinamizar o Consumo é o tema do segundo painel da tarde do Congresso Nacional de Marketing, da APPM (Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing), que contou com a presença de Luís Madureira, diretor para a Inovação da Sociedade Central de Cervejas, Nuno Carvalho, diretor Geral de A Padaria Portuguesa, e Bruno Silva, formador e consultor da Inovação & Marketing.
Luís Madureira começou por caracterizar os consumidores dos nosso dias, através de um estudo da Kantar Worldpannel que identificou o Smart Downtrader Shopper, e sublinhou a importância de se ir ao encontro das necessidades destes consumidores.
Para Luís Madureira a resposta está numa palavra: Inovação, que se atinge através da junção da criatividade, da estratégia e do valor. Como exemplo deu o caso do nascimento da Sagres Preta Chocolate, e mostrou o “baking of” do site.
Nuno Carvalho, um gestor que afirma ser um “padeiro”, falou desta sua mudança de carreira e da oportunidade de mercado que viu na criação de padarias de bairro, para as quais assume o objetivo de ser o “Starbucks do pão”, com um papel muito ativo na vida dos bairros.
“Tudo tem a ver com a capacidade de gerar valor e identificar as reais necessidades dos valores. Mas como se gera valor e como pode o mundo online apoiar esta geração de valor?”. A questão foi lançada por Bruno Silva, que lembrou as rápidas mudanças na sociedade ao nível da validade dos produtos no mercado e da evolução tecnológica.
Para Bruno Silva as redes sociais alteraram definitivamente os paradigmas de comunicação, tendo deixado para trás a televisão enquanto meio previligiado. Mas alerta para o facto destas redes não servirem só para as marcas comunicar, mas também para absorver informação através de uma interação com os públicos alvo.
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