6 de setembro de 2016

Crise altera perfis de consumo

A crise teve consequências ao nível das mudanças nos perfis de consumo. De acordo com os resultados do estudo, o perfil dominante dos portugueses, neste momento, é o “consumidor livre-escolha”, isto é, aquele que valoriza ter à sua disposição um vasto leque de bens e serviços. Os hipermercados continuam a ser o formato de loja preferido dos portugueses (68%), seguido dos supermercados próximos da residência (62%), lojas especializadas (53%) e grandes áreas comerciais (48%).

Este é um dos resultados do Primeiro Grande Inquérito Sobre Sustentabilidade em Portugal promovido pela Missão Continente com a coordenação científica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Um inquérito que pretende perceber quais os impactos da crise económica que se abateram sobre os portugueses e os consequentes constrangimentos nas práticas de lazer e consumo, incluindo os alimentares.

Das principais conclusões, destaque para a importância que os consumidores portugueses dão ao turismo e à educação como setores prioritários de investimento no país, a relevância dada à poupança, e a preocupação com a sustentabilidade e desperdício alimentar.

Resultados que ajudam a orientar também a Missão Continente já que o objetivo é “ir cada vez mais ao encontro das expetativas e necessidades dos portugueses” e “contribuir para um futuro mais sustentável”.

O Imagens de Marca esteve à conversa com Nádia Reis, diretora de ativação e relações públicas do Continente, e Luísa Schmidt, investigadora do ICS-ULisboa, para perceber qual a importância e o contributo da parceria entre as marcas e as instituições nacionais.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.