A criatividade portuguesa nunca tinha sido tão reconhecida em Cannes como neste ano. Já as agências nacionais nunca tinham ganho tão poucos leões.
Sobre a campanha “Guns With History” o português João Coutinho admite que “esperava alguma coisa, mas não tanto. Neste momento é a segunda campanha mais premiada de Cannes, com tantos leões como Like a Girl”.
Vasco Vicente está na Wieden + Kennedy de Amesterdão e já soma 5 leões, o mesmo número que Carlos Matias da AKQA de Londres. Susana Sequeira está atualmente na Tapsa Young & Rubicam de Madrid e conta já com 3 leões, e Ricardo Adolfo da Ogilvy & Mather de Tóquio com 1 leão.
Carlos Matias é finalista na categoria Titanium e Branded Content com a campanha “House of Mamba”, para a Nike e Vasco Vicente é um dos candidatos a leão na categoria de Filme com o trabalho “Imagine” para a S7 Airlines.
Vasco Perestrelo, presidente da MOP, em declarações ao Dinheiro Vivo, afirmou que o festival está a correr melhor para os criativos portugueses do que para a as agências nacionais e considera que o desempenho das agências portuguesas este ano, no Festival de Cannes, é ainda um reflexo da crise que o país atravessou.
Já João Coutinho em declarações ao mesmo jornal não considera que o reflexo seja apenas da crise, para o criativo português o problema da publicidade portuguesa não é a falta de talento, mas a falta de ambição e critério.
A única agência portuguesa a conquistar um leão foi a Publicis Lisboa com a campanha “Twingo” para a Renault.
Já foi também anunciado o Grande Prémio na categoria de Inovação. O trabalho premiado nesta categoria foi a ferramenta “What3Words”, uma tecnologia da empresa com o mesmo nome que divide o globo em milhões de segmentos de 3 metros quadrados que formam endereços criados através da combinação de 3 palavras comuns.
No ano em que estreia a categoria de Creative Data, o júri resolveu não atribuir o Grande Prémio. O presidente do júri referiu que dos trabalhos submetidos não foi encontrado um que fosse adequado e que representasse a categoria.
Esta noite vão ser conhecidos os Grandes Prémios das categorias de Film, Film Craft, Branded Content e de Titanium & Integrated.
Comentários (0)