Museu da Eletricidade vai receber o ano do Orpheu

26 de junho de 2015

Museu da Eletricidade vai receber o ano do Orpheu

O museu da eletricidade vai transformar-se numa cápsula do tempo para 1915, o ano do Orpheu. O Museu vai inaugurar hoje a exposição “1915, o ano do Orpheu”. De acordo com o Observador, não é prometida uma típica exposição de arte, mas sim uma porta de entrada no contexto social, cultural e político do país. O Museu já tinha começado o ano com a exposição dedicada a Almada Negreiros, um dos participantes fundamentais do Orpheu e autor do Manifesto Anti-Dantas. Ainda que sem cronologia, a exposição tem um ponto de partida: a foto do Café Montanha, mesmo à entrada. Foi ali que se deu o primeiro encontro entre Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Luís de Montalvor, em janeiro de 1915. O primeiro exemplar do Orpheu saiu em março e o segundo em junho, mas o terceiro nunca foi completado. Dois números foram suficientes para lançar as bases do Modernismo e influenciar os destinos da literatura portuguesa.

A H&M, marca sueca de moda, pretende abrir 400 lojas a nível mundial e garante que o mercado português está incluído. Portugal continua assim no radar de expansão da cadeia de moda sueca Hennes & Mauritz. De acordo com o Económico, no relatório de contas divulgado ontem pela cadeia retalhista de vestuários e acessórios, referente ao período entre dezembro de 2014 e maio de 2015, as vendas no mercado português cresceram 13%. As vendas em Portugal, nos primeiros seis meses, ascenderam os 65,8 milhões de euros. Já no que diz respeito ao segundo trimestre a actividade em Portugal contribuiu com 32,8 milhões de euros.

Há mais criatividade portuguesa a ser premiada em Cannes. Susana Albuquerque é diretora criativa executiva da espanhola Tapsas Y&R e viu trabalhos premiados com leões em Cannes. Em Print, ganhou com a campanha para a Mariskal Rock, uma rádio on-line espanhola. A campanha tem personalidades do Rock como Steven Tyler dos Aerosmith, o Axl Rose dos Guns N’ Roses, Bob Dylan e Paul McCartney como protagonistas tendo a execução garantido Prata à agência, noticia o Dinheiro Vivo. Em Rádio, a Tapsas Y&R ganhou prata e bronze.

Já a Sonae vai acolher a 10.ª edição das “24 Horas de Logística”, uma iniciativa anual da SFORI que inclui uma competição com o objetivo de contribuir para a melhoria de equipas de trabalho nas áreas da logística, distribuição, transportes e gestão de armazéns. De acordo com a Store Magazine, a Sonae assume o estatuto de Parceiro Técnico na organização das atividades que vão colocar à prova as várias equipas participantes, compostas por três a cinco profissionais. A iniciativa vai testar a destreza física e intelectual dos participantes, bem como as suas capacidades relacionais, através de desafios alusivos à área funcional da logística e da gestão de cadeia de abastecimento. A edição de 2015 das “24 Horas de Logística” tem como tema “Logística na Grande Distribuição”, abordando o passado, o presente e o futuro desta atividade na Sonae.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.