Há 1 ano embarcámos na primeira viagem do Imagens de Marca Travel Brands. Num mês frio de dezembro, fizemos as malas e partimos à descoberta da primeira Marca Nação. Marrocos recebeu-nos com o calor da sua hospitalidade e revelou-nos a sua personalidade vibrante que deixou marca no primeiro episódio desta série documental que estreou em Janeiro de 2013. (Veja o comentário da Embaixadora do Reino Marrocos em Portugal, Karima Benyaich)
Na contagem decrescente para os 10 anos de emissões, desenhámos num projeto que nos levou a aprofundar o conceito de Nation Branding e que contribuiu para que o programa registasse em 2013 as melhores audiências de sempre, como explica Cristina Amaro, Diretora Editorial e Pivot do Imagens de Marca. Um tema inovador na televisão portuguesa (Veja o comentário de António José Teixeira, Diretor da SIC Notícias) e estratégico para os países, mostrando-se em cada episódio como se constrói e trabalha uma Marca Nação. (veja o comentário de Jean-François Blarel, Embaixador de França em Portugal).
Ao longo do último ano cruzámos dois mundos: o das viagens com o das marcas – um registo inovador, que acompanhou a atualidade internacional, que procurou momentos exclusivos e entrevistas em primeira mão. (Veja o comentário de Nuno Teixeira, Gestor da Marca Montblanc em Portugal) Dez viagens a países que se destacam por serem economias consolidadas, emergentes e em alguns casos por serem mercados ligados a Portugal por relações históricas e comerciais relevantes. (veja o comentário de Chakorn Suchiva, Embaixador do Reino da Tailândia em Portugal). (veja o comentário do Coordenador do Turismo de Macau em Portugal, Rodolfo Faustino).
Às gravações juntámos um olhar mais informal com imagens captadas pela equipa com os seus smarthphones, numa espécie de relato real das experiências vividas no meio digital ao jeito de um caderno de viagens. (Veja o comentário de Sara Oliveira, Diretora de Marca e Comunicação Vodafone Portugal) Um registo de proximidade e um olhar atento às histórias reais que valeram à série o reconhecimento como Melhor Programa de Televisão, na edição de 2013 do Festival Internacional do Cinema Turístico – ART&TUR.
Em 2013 também viajámos em rota com a estratégia das marcas portuguesas que partiram à conquista dos mercados internacionais. Até porque essa era uma das missões do Travel Brands, mostrar de que são feitas as relações históricas e comerciais entre Portugal e cada um dos 10 países em análise. (Veja o comentário de Luis Monteiro, Diretor de Marketing da TAP). No Brasil por exemplo, uma marca nação em transformação (veja o comentário de Mario Vilalva, Embaixador do Brasil em Portugal) sentimos a energia das oportunidades no mercado. (veja o comentário de Paulo Campos Costa, Diretor de Marca e Comunicação da EDP)
No fim da viagem que coincide com o fim do ano, é o momento de recordar o percurso e as histórias desta aventura. Histórias de 10 viagens que deixaram marca!
Na secção Travel Brands – Best Of não deixe de ver:
- O artigo de opinião da pivot do Imagens de Marca.
- As entrevistas realizadas pela nossa equipa de reportagem, na íntegra.
Comentários (0)