Sim, eu quero!…

27 de dezembro de 2013

Sim, eu quero!…

Cristina Amaro, Diretora Editorial e Pivot Imagens de Marca

Há precisamente 1 ano, recordo-me de estar a aprimorar pormenores de fecho da primeira emissão do Imagens de Marca Travel Brands. O entusiasmo era tão grande quanto o friozinho na barriga que sempre nos invade num novo projeto…

Sabíamos que, por estes dias que antecedem mais uma passagem de ano, estaríamos a escrever as linhas de balanço da série de 12 episódios. O que não imaginávamos é que no final deste ano tivéssemos tantas histórias para contar. Umas boas, outras nem por isso.

As histórias que, nem por isso são boas de recordar, devem-se às dificuldades de produção de um programa integralmente realizado no estrangeiro. Com o país a viver momentos de grande contenção e os mercados externos a olhar para nós com menos interesse turístico e económico, foi duplamente complicado conseguir os apoios necessários para que tudo fosse tranquilo.

Viagens, dormidas, alimentação e deslocações em cada território, por vezes de norte a sul do país visitado, tudo tinha de ser garantido antes da partida. A equipa levava consigo a responsabilidade de garantir conteúdos para TV, site e redes sociais, mais bagagem e equipamento técnico para estar fora entre 10 a 15 dias por mês, e isso implicava apoios no local que garantissem o mínimo de condições de trabalho e de conforto. O que nem sempre aconteceu…

O sorriso era muitas vezes substituído pelo cansaço. A boa cara pelas olheiras das noites mal dormidas e do excesso de horas de trabalho. A energia pela exaustão. Mas no momento de ligar a câmara, reforçavam-se os pozinhos milagrosos da maquilhagem, iam-se buscar forças onde ninguém imaginava existirem e tudo isso se dissipava… Por vezes a equipa fez milagres, acredite! Somente possíveis pela enorme paixão que colocamos em tudo o que fazemos.

Quando alguns episódios recordamos, entre amigos mais chegados, o que nos dizem é que nunca essas dificuldades transpareceram. Muito bom de ouvir porque sempre foi isso que quisemos que se sentisse. Um dos nossos objetivos era convidar o espetador a embarcar na viagem e isso implicava proporcionar momentos de sonho! As dificuldades ficavam para nós…

Hoje, finalizada a série, recebemos a recompensa pelo esforço! Os resultados do ano que agora se fecha, fazem-nos estar muito orgulhosos de todo o trabalho que fizemos. Por cá, com as emissões regulares e por fora, com as emissões especiais.

De Janeiro a Dezembro, o Imagens de Marca passou de 12 mil amigos no facebook para praticamente 60 mil. Em menos de 1 ano triplicamos o número de amigos da página e atingimos mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.

Também as audiências médias de TV cresceram mais de 50%, com programas muito próximos dos 280 mil espetadores.

E no site nunca como agora o Sapo tinha visto o IM chegar a tanta gente… As visitas triplicaram face a 2012, as pageviews duplicaram e mensalmente recebemos mais de 70% de novas visitas.  Fechamos o mês de Dezembro com mais de 200 mil visitas, o nosso maior pico de sempre da história do Imagens de Marca.

Até hoje temos vindo sempre a crescer. Estamos mais fortes, chegamos mais longe e a mais pessoas e por isso estamos todos de parabéns!

A somar a estes valores do Imagens de Marca, há ainda o prémio de Melhor Programa de Televisão, atribuído por um júri internacional que encontrou no Imagens de Marca Travel Brands características únicas que lhe valeram a distinção no Festival Internacional de Filmes de Turismo, Art&Tur 2013. E feliz fico por ver que foi a emissão de Portugal a que mais agradou o júri…

A verdade é que nunca antes fora realizada uma série documental sobre nation brand na televisão portuguesa. Nunca antes fora realizada uma série que retratasse a vertente económica, turística, cultural e gastronómica de um país enquanto marca. Nunca antes um programa de televisão português fora ver, in loco, como estão as marcas portuguesas nos mercados externos… E isso, para todos nós, é um imenso orgulho!

Temos de parar. Sim, é inevitável. Primeiro porque a série completa esta semana os 12 episódios. Segundo porque, para regressar, têm de existir outras condições que neste momento o mercado não permite garantir. Apesar de muitos espetadores nos pedirem para continuar, e de nós termos muita vontade de o fazer, não é o momento…

A somar a isso há ainda um compromisso com Portugal. Sempre foi meu objetivo, depois desta série terminada, nos virarmos para dentro. Olharmos para o nosso país e ajudarmos, fazendo a nossa parte, a que Portugal se reencontre e se valorize.

Este é o momento de ir mais fundo no que nos distinguiu como melhor programa de televisão. De vermos o que muitos portugueses não querem ver, de valorizarmos o que se tende a esquecer, de mostrar o que poucos trazem para o topo da lista… E há tanto para fazer!

Em breve partilharemos o nosso plano para 2014. O que posso dizer hoje é que estamos entusiasmados e que o que queremos fazer vai deixar marca em Portugal! O novo ano traz novos desafios para todos nós e para o Imagens de Marca também.

Sobre o regresso do Travel Brands o que vos posso garantir é que, apesar de tudo, ele deixa saudades e por isso vamos fazer tudo para que regresse com novas viagens… O conceito é único! É por isso que tem o seu espaço.

E é também por isso que eu digo SIM, eu quero que ele volte! Seguramente que este é um desejo comum…

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Cristina Amaro, Diretora Editorial e Pivot Imagens de Marca

Comentários (1)

  1. Descobri hoje que estou cerca de 12 meses atrasado em relação ao “mundo nacional”.
    Hoje, cerca das 05h00 da manhã, ao fazer o “Zapping” pelos vários canais da TV descobri o Imagens de Marca na SIC Notícias. Achei um programa interessante e já vim à internet visitar e navegar pelo vosso site. Gostei e espero ver muito mais.
    Farei parte com toda a certeza dos vossos “amigos” no facebook e das visitas regulares ao vosso site.
    Continuem e mostrem a nós Portugueses o quanto somos bons, o quanto os nossos produtos são tão bons ou melhores do que os estrangeiros. É preciso valorizarmo-nos a nós próprios porque muitos dos estrangeiros já nos valorizam. É preciso contrariar a mentalidade de “A galinha do vizinho é melhor do que a minha”…e vocês fazem-no bem.
    Continue com o excelente trabalho Dr. Cristina Amaro.

    por: Paulo Teixeira,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.