Num setor tão tradicional como é o do calçado, quem quiser diferenciar-se no mercado tem que arriscar e inovar de forma a surpreender os consumidores e ganhar um lugar de destaque na indústria. Foi isto que fizeram a Guava e a Rutz, duas marcas portuguesas de calçado, que nasceram a meio da crise económica que o país vive e que, passo a passo, querem chegar longe. O espírito empreendedor de quem está por trás das marcas é a força que as faz crescer.
Inês Caleiro estagiou em conhecidas marcas internacionais e a experiência laboral além-fronteiras aliada ao curso de Design Gráfico fez com que as ideias saíssem do papel para criar uma marca própria. A Guava nasceu, assim, em 2010. A paixão por arquitetura e formas geométricas inspiradas nas assimetrias e na emoção de cores vibrantes foi o que, segundo a própria, inspirou as coleções criadas até agora. Hoje, os sapatos Guava, com os seus saltos altos característicos, calçam já consumidores em alguns países da Europa e Estados Unidos.
Em janeiro de 2012 chegava ao mercado a Rutz, com o objetivo de aliar tradição e modernidade. O nome remete-nos para a palavra “roots”, para transmitir a ideia de raízes, estrategicamente pensado, visto trabalhar com um produto importante para a economia portuguesa: a cortiça. A marca junta assim dois setores tradicionais e garante que o material utilizado é o que a diferencia no mercado. O objetivo é agora trabalhar a internacionalização.
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