25 de fevereiro de 2014

Marcas da tradição portuguesa

Num programa onde se fala do que melhor se faz em Portugal, não podiam faltar produtos tão tradicionais como o queijo e as conservas. Dois sabores muito portugueses que trazem valor à marca Portugal e que conquistam, pelo estomago, vários mercados internacionais.

A Loja das Conservas, que abriu em dezembro, em Lisboa, é apadrinhada pela Associação Nacional da Indústria de Conservas de Peixe. Ao todo, reúne 17 conserveiras nacionais, que comercializam ali mais de 300 referências de produtos. Este espaço funciona como uma verdadeira montra desta indústria, que conta com 160 anos de história, que depois de alguns anos em declínio tem ganho novamente importância não só no mercado nacional, mas também além-fronteiras. A exportação vale hoje entre 70% a 90% da produção, sendo o único subsetor com balança comercial positiva no setor dos produtos de pesca. Um espaço que pretende valorizar e dar a conhecer a riqueza e variedade das conservas nacionais, negócio que no ultimo ano registou uma faturação superior a 250 milhões de euros.

Mas não são só os produtos vindos do mar que conquistam o paladar os consumidores mais exigentes. Também no interior, há sabores bem portugueses que trazem valor à marca Portugal. O Queijo Serra da Estrela é exemplo disso. Com origem no século I dizem que este é o mais antigo dos queijos portugueses. A qualidade do produto, dizem, vem de uma produção ainda muito artesanal. Os produtores afirmam a importância de se certificar e proteger o produto, que só pode ser produzido na sua área geográfica, na Beira Interior. A Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, é um dos espaços certificados que produz este queijo. Organizou recentemente um evento, onde convidou 5 dos melhores chefs portugueses a criar pratos inspirados pelo queijo serra da estrela. Esta iniciativa pretendia sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação deste queijo, que dizem ser a única garantia da genuinidade do produto. Desta forma, chamam também a atenção do potencial económico deste produto tradicional. Que vantagens é que a certificação traz ao negócio dos produtores? Que valor tem este produto para a economia nacional? É o que fomos saber nesta reportagem.

Entrevistas:

Sérgio Real – Presidente Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe

António Mantas – Representante Beira Tradição

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Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: Luís Magalhães; Edição: Arnaldo Guedes

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