É considerada como a indústria mais “sexy” da Europa, foi recentemente reconhecida pela Comissão Europeia, e soube nos últimos anos colocar de lado a imagem de uma indústria tradicional condenada para se modernizar, ganhar escala global e criar emprego.
O setor do calçado é hoje um dos principais motores da economia nacional, e em 2013 registou um novo máximo histórico de exportações, superando os 1700 milhões de euros em vendas para o exterior. Para alcançar estes números terá contribuído a estratégia de modernização que o setor conduziu nos últimos anos e que faz hoje desta indústria um exemplo entre os setores com elevado incorporação de tecnologia e design, que soube internacionalizar-se e conquistar um público fiel em vários países.
Nesta reportagem falámos com a APPICAPS para descobrir os motivos que levaram o calçado português ao reconhecimento internacional e analisamos a fundo o plano estratégico que servirá de guia a esta indústria até 2020. E porque uma parte fundamental desta estratégia passa pela aposta contínua em inovação visitámos o Centro Tecnológico do Calçado, em São João da Madeira, para ficar a conhecer o seu papel enquanto espaço dinamizador desta indústria.
Comentários (0)