23 de junho de 2014

Responsabilidade Social também tem marca verde

Este mês, na rubrica Marcas Verdes, viemos conhecer duas marcas da responsabilidade social que, na sua atividade, se preocupam não só com o lado humano, mas também com a sustentabilidade ambiental.

A Refood abriu portas em 2011, pelas mãos de Hunter Halder, com o lema “Aproveitar para Alimentar”. O objetivo era resgatar sobras alimentares dos estabelecimentos de restauração, reaproveitando os excedentes para alimentar quem mais precisa. Hoje, são já vários os núcleos espalhados por Lisboa. Recentemente abriu um no Porto, mas a vontade é levar o conceito a várias zonas do país, contando já com a ajuda de mais de 700 voluntários. Este é um projeto que, beneficia não só pessoas carenciadas, como também o meio ambiente, pois desvia de aterro toneladas de restos orgânicos.

Por outro lado, a Entrajuda nascida em 2004, tem como missão mobilizar pessoas, empresas e organizações para que se forme uma cadeia de solidariedade social. Na prática, tem um banco de bens doados e um banco de equipamentos, que são distribuídos por instituições que precisam, de forma a melhorar a sua atividade. De entre os vários projetos que desenvolve, fomos conhecer um desenvolvido em parceria com a Sociedade Ponto Verde. As duas entidades recuperaram salas de apoio para crianças, criadas e equipadas com a ajuda de reciclagem. Assim, estas crianças, de bairros carenciados, são acompanhadas a fazer os trabalhos da escola, com acesso a tecnologia que de outra forma seria impossível.

Entrevistas:

Isabel Jonet – Entrajuda

Hunter Halder – Refood

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Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

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