A Portucel é hoje uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo, gera mais de 2 200 postos de trabalho diretos e representa 3% das exportações portuguesas de bens. É um exemplo da importância do papel da indústria papeleira nacional no mercado externo e de como é possível ter uma elevada produtividade deixando uma marca verde na sustentabilidade da floresta.
Atualmente o grupo gere um vasto património florestal de 120 mil hectares, distribuídos por 160 concelhos do país, e dentro da sua estratégia de expansão internacional está a desenvolver um importante projeto de investimento florestal em Moçambique, que aposta num modelo integrado de negócio e que segundo informações do grupo, irá culminar a longo prazo na construção de uma fábrica de produção de pasta de celulose e energia, com uma capacidade anual de 1,3 milhões de toneladas.
De referir que esta será a primeira unidade de produção industrial fora de Portugal, onde o grupo detém 3 unidades fabris, com uma capacidade anual instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, 1,4 milhões de toneladas de pasta branqueada e 2,5 Twh de energia elétrica. É o maior produtor nacional de energia a partir de biomassa florestal.
A sustentabilidade no “tronco” de toda a estratégia
A Portucel foi também a primeira empresa em Portugal a obter as licenças de uso de marcas de certificação da gestão florestal concedidas pelos principais programas internacionais.
Uma garantia importante para a competitividade que promove junto de todos os fornecedores. O grupo afirma que 80% da matéria-prima que chega às suas fábricas continua a ser produzida em Portugal. Dentro das suas políticas ativas de gestão e conservação da floresta nacional, a Portucel investe ainda 3 milhões de euros por ano em ações de prevenção e apoio ao combate aos incêndios, sendo uma das entidades privadas que mais se destaca.
Líder europeu na produção de pasta branqueada de eucalipto e de papéis finos, e com um volume de negócios superior a 1, 5 mil milhões de euros em 2012, a Portucel exporta 95% dos seus produtos para mais de 110 países, seguindo uma estratégia de marketing que valoriza e comunica a sustentabilidade do negócio e que se desenrola a partir do desenvolvimento de marcas próprias, como a Navigator considerada a marca de fábrica mais valiosa da Europa.
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