Portugal é um dos países da Europa com melhores e maior diversidade de águas minerais naturais e de nascente, segundo especialistas na matéria. No âmbito da rubrica Marcas Verdes vamos, esta semana, falar de águas com gás natural, também designadas por águas gasocarbónicas.
Portugal é rico em nascentes com gás natural e nós fomos conhecer duas delas: Pedras Salgadas e Vidago, que juntamente com a água de Melgaço foram o trio comprado pela Unicer em 2003. As três marcas começaram a ser comercializadas no século XIX e eram consideradas terapêuticas pelas suas propriedades medicinais.
Este é um património ambiental que precisa ser preservado e salvaguardado, como nos explica Francisco Furtado Mendonça, Secretário-geral da Associação Portuguesa dos Industriais de Aguas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM)
Vamos conhecer a estratégia da Unicer para estas marcas, principalmente para Pedras Salgadas que afirmam como líder no mercado e como uma marca essencial na estratégia de internacionalização, com projetos em mercados externos.
Todas elas fazem parte do portfólio de águas portuguesas, compondo um setor que em 2012 registou um volume de negócios de 220 milhões de euros, em que 6% da produção se destinou à exportação. E apesar da evolução positiva do mercado nos últimos 10 anos, em 2011 verificou-se uma estagnação das vendas em todas as categorias de águas e em 2012 o mercado caiu cerca de 10%. Apesar disso, os portugueses preferem, claramente, as águas nacionais. Segundo a Associação do setor, 99% das águas consumidas no mercado nacional são portuguesas.
Acompanhe esta reportagem às 14h30 no sábado e às 10h30 e 16h30 no domingo, na SIC Notícias.
Comentários (0)