Segundo o Instituto de Informação em Franchising (IIF), o setor dos serviços e o setor do retalho alimentar são os que mais crescem em regime de franchising.
O Imagens de Marca foi conhecer o caso do Meu Super, um conceito de supermercados de proximidade e conveniência, que pertence ao Grupo Sonae. Nasceu em 2011, já com a estratégia definida para ser um conceito trabalhado exclusivamente para franchise, dando a oportunidade, a empresários de comércio tradicional, de revitalizar o seu negócio ou a empreendedores de entrarem neste setor de atividade. Nós quisemos perceber como e de que forma tem crescido esta marca. Hoje, o Meu Super, conta com cerca de 60 espaços em todo o país, mas garante ter o objetivo de levar este modelo de negócio a parceiros além-fronteiras.
O Instituto do setor garante, também, que em formato de franchising, no geral, são, precisamente, as marcas nacionais que mais crescem, como afirma Carlos Santos, Diretor Institucional do IIF.
O segundo caso analisado pelo Imagens de Marca é a WSI (We Simplify Internert), uma consultora de marketing digital, que acredita que o seu crescimento, nesta conjuntura, está ligado precisamente ao facto de trabalhar em formato de franchising, chegando aos quatro cantos do mundo. Mas esta não é a única razão. A multinacional, com sede no Canadá, onde nasceu em 1995, atua na área de serviços ligados à internet, uma das indústrias com maior crescimento no mundo, sendo, por isso, um mercado promissor para os responsáveis da empresa. A WSI conta, atualmente, com 10 consultores a nível nacional, que fazem parte de uma rede de mais de mil, distribuídos por mais de 80 países.
Acompanhe este reportagem já este sábado às 14h30 e domingo às 10h30 e 16h30 na SIC Notícias.
Concordo perfeitamente ou eu não teria o meu negócio online precisamente de serviços básicos/essenciais em 23 países espalhados pelos 4 continentes! Também posso franchisar em qualquer um destes países. Tal e qual a noticia … Já estamos a evoluir nalguma coisa, para o tema ser notícia numa estação de televisão em Portugal! Há-de chegar o dia em que deixará de ser notícia, será obvio!