28 de fevereiro de 2014

O lado Cool do Marketing em 2004

E ao quinto episódio, o Imagens de Marca foi conhecer as marcas mais cool do mercado, e perceber como trabalhavam na época para afirmar esse espírito. 10 anos passados, mas com a mesma “boa onda” convidamo-lo a rever uma emissão onde Cristina Amaro dava o mote para o estudo Global Cool Hunt, da Hill&Knowlton em parceria com o The Science of the Time que falava das novas tendências de mercado e dos gostos da juventude em 2004.

Em 26 cidades do mundo recolheram-se todos os dados junto de consumidores sobre o que é realmente cool. Um trabalho analisado pelo sociólogo Carl Rohde. Por detrás de aparência cool está um desejo muito profundo analisado pelo estudo. Bem-estar, personalização e masculinidade são temas chave através das quais as marcas criam estratégias impactantes.

Mas que marcas seguiam estas tendências? Fomos procurar as respostas e encontrámos a Red Bull. O diretor de marketing da Red Bull na época, André Carvalho, explicou a estratégia da marca de bebidas energéticas. Foi também nesta altura que a Vodafone personalizou-se para segmento jovem através da Yorn, e António Fuseta da Ponte, gestor de marca e comunicação Yorn explicou como a marca se tornou numa das mais cool em Portugal. Foi também em 2004 que o termo Metrosexual se banalizou e a Shiseido aproveitou o momento para entrar no mercado com a primeira linha masculina. Claudia Reis, diretora de maketing explicou a estratégia.

Nesse ano a Absolut era a marca de Vodka mais vendida em Portugal e Sofia Aires, diretora de marketing, explicou como a vodka era feita e brindou à estratégia de comunicação e de marketing.

Numa época onde a palavra smartphone nem sequer existia em Cracóvia, a Motorola deu a conhecer a sua estratégia para conquistar o mercado. O Design era fundamental para afirmar a marca, e Rui Antunes, diretor de marketing, explicou que na Polónia foi apresentada a estratégia para conquistar um público-alvo mais exigente.

Na emissão fomos ainda conhecer como o BES desenvolveu a campanha de comunicação do BES 360. O investimento na época rondou os 4 milhões de euros e se João Nuno Pinto nos conduziu pelos bastidores das gravações que tiveram lugar na baixa de Lisboa, Rita Torres Baptista, diretora de marketing estratégico do Banco Espírito Santo explicou a quem se dirigia este produto financeiro.

Uma emissão a recordar, bem como a viagem ao baú das memórias, onde revemos um dos clássicos anúncios da Nestum.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Fernando Paula

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.