28 de março de 2014

Criatividade que merece ser distinguida

Quase a fechar o ciclo de 10 semanas, em que decidimos trazer até si as 10 primeiras emissões do Imagens de Marca, chega a altura de recordarmos o 9º programa.

Nesta emissão começámos por lhe mostrar as imagens da segunda edição do Marketing Awards, um evento organizado pela Associação Portuguesa dos Profissionais do Marketing e que pretendia contribuir para a credibilização do setor.

Falámos com alguns dos vencedores dos prémios de 2003, entre eles Paulo Padrão, Diretor de Comunicação do Banco Espírito Santo, eleito Personalidade Marketing Financeiro, Moez Sacoor, escolhido como Jovem Profissional de Marketing do ano, e Alberto da Ponte, que levou para casa o Prémio Carreira. Estivemos ainda à conversa com João Carvalho, Diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Delta, que apresentou algumas das razões que poderiam ter levado o Comendador Rui Nabeiro a ser reconhecido pela sua gestão de responsabilidade social, com o Prémio Cidadania Empresarial e Marketing Sustentável.

Neste programa lançámos um desafio aos diretores criativos das quatro maiores agências da altura para saber qual a sua campanha preferida de 2003. Pedro Bidarra, Diretor Criativo da BBDO, Jorge Teixeira, Diretor Criativo da Euro RSCG, Diogo Anahory, Diretor Criativo da McCann, e José Carlos Campos, Diretor Criativo Ogilvy, foram os nossos convidados.

“Deu a cara pelas bombocas, pelos refrescos Alsa e pelas fantasias de Natal, mas é pelo trabalho que desenvolve hoje que prefere ser conhecida”. Foi assim que Cristina Amaro apresentou Filipa Schlesinger, responsável pelos destinos da mais antiga produtora de publicidade em Portugal, a Panorâmica 35. Nesta reportagem demos a conhecer o seu dia a dia.

Rita Torres Batista, Diretora Marketing Estratégico do Banco Espírito Santo, e Nuno Jerónimo, Supervisor criativo da BBDO, foram dois dos outros protagonistas da emissão, que nos ajudaram a perceber porque é que as marcas continuavam a recorrer ao chamado “Teaser”, uma técnica utilizada para criar expectativa junto dos consumidores e que parecia cada vez mais funcionar na perfeição.

De acordo com a avaliação da consultora multinacional Interbrand, que elaborava o ranking das marcas mais valiosas do mundo, a Galp tinha valorizado quase 50% entre 2001 e 2003. Fomos, por isso, perceber junto de Miguel Setas, Diretor de Marketing Estratégico da Galp, qual a estratégia que levou a marca a obter este resultado.

A terminar o programa trouxemos-lhe até si os bastidores de um anúncio da Pepsi, que tinha juntado em Espanha nove grandes nomes do futebol mundial, como David Beckham e Ricardo Quaresma.

Continue a fazer-nos companhia nesta viagem até ao passado do Imagens de Marca!

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Jornalista: Francisco Branco

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