21 de março de 2014

A influência da publicidade nas crianças

As crianças foram as protagonistas da 8ª emissão do Imagens de Marca, há precisamente dez anos.

As nossas equipas de reportagem foram tentar perceber que influência é que a publicidade tinha nos mais pequenos. Para isso contou com a ajuda de especialistas, como Costa Pereira, Docente na Escola Superior de Comunicação Social, e Fátima Figueiredo, Psicóloga Clínica, e ainda a opinião de uma mãe, Isabel Bandeira.

Na altura, os anunciantes portugueses e estrangeiros estavam cada vez mais sensíveis ao tema da publicidade para as crianças. A proteção dos menores enquanto destinatários da mensagem publicitária era um tema recorrente dos seminários da Associação Portuguesa de Anunciantes, que, na visão do seu então Secretário Geral, Barata Simões, nos ajudou a perceber o que estava a ser feito pela entidade no que diz respeito a esta matéria.

O código da publicidade era, de resto, uma das questões mais sensíveis no que diz respeito a esta temática. Através da entrevista a Correia de Almeida, docente e consultor jurídico, fomos perceber o que deveria fazer e não fazer para cumprir a lei.

Uma campanha que deu muito que falar na época foi a da marca BIMBO. O instituto civil da autodisciplina da publicidade cancelou um anúncio da marca por influenciar negativamente o comportamento das crianças. Paulo Leite, Diretor Geral da BIMBO, explicou ao Imagens de Marca como a marca lidou com a situação, bem como a repercussão que este caso teve no seu negócio.

Num programa dedicado ao universo dos mais pequenos mostrámos também o local onde nascem os iogurtes. Visitámos a exploração que fornecia mais leite à Danone, marca que estava a lançar um novo produto dirigido ao target infantil, o Uaga. Na altura, Cláudia Portela, Diretora de Design da Young & Rubicam, Guilherme Ramalho, Realizador da produtora brasileira Trattoria, e Agusti Vilajoana, Diretor de Marketing da Danone, explicaram-nos como foi o processo de criação das personagens que deram vida à comunicação desta nova linha de iogurtes.

Na rubrica Expresso em Imagens falámos com Paulo Monteiro, Diretor de Marketing da Bayer, que ajudou a contar a história da Aspirina. A celebrar 105 anos, a marca de medicamentos registava um crescimento significativo das suas vendas.

E, já que foi com crianças que começámos este programa, foi com elas que também fechámos a emissão. Ao álbum de recordações fomos recuperar imagens de um anúncio em que Margarida Prieto preparava os refrescos de verão da marca Alsa.

A alegria dos mais pequenos inspira-nos nesta nova viagem até ao passado do Imagens de Marca!

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Francisco Branco

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.