4 de abril de 2014

A identidade das marcas

É a emissão que encerra o ciclo de programas antigos que temos partilhado. A 10ª emissão do Imagens de Marca, emitida há precisamente 10 anos, foi dedicada a falar da identidade das marcas.

Sabe qual é a marca escolhida para servir as receções oficiais do Presidente da República, da Casa Branca, da Rainha Isabel segunda e do Rei de Espanha. Foi assim que Cristina Amaro, lançou a reportagem sobre a Vista Alegre. Marina Pincarrilho, Diretora de Marketing da Vista Alegre na época, falou ao Imagens de Marca dos bons resultados da marca, assim como da importância da expansão para mercados internacionais. Helen Sweden protagonizava a campanha da marca na altura, uma escolha que a Diretora de Marketing também explicou ao Imagens de Marca.

Passamos, a seguir, à reportagem sobre os 200 anos da Jerónimo Martins. Fomos conhecer a sua história, assim como a evolução da sua identidade visual. Ana Vidal, Diretora de Comunicação do Grupo Jerónimo Martins explica-nos que valores foram incorporados no desenvolvimento da nova imagem, na altura, e Ricardo Mealha, responsável do Atelier de Design RMAQ, explicou como foi desenvolvida a mudança.

A Compal também fez parte desta emissão, quando renovou a imagem corporativa. Na altura Presidente da Compal, António Pires de Lima fala-nos da estratégia da marca e da importância de separar a gestão da marca Compal e da empresa Compal, que segundo o próprio é uma família de marcas e produtos. A MyBrand foi a agência que desenvolveu a imagem, como nos contou a Diretora, Eulália Gomes.

Fizemos também o balanço dos 6 meses do programa “Marcas Portuguesas de Comercio”. Na altura, o ICEP queria dar às marcas nacionais uma imagem de modernidade, estilo e inovação. Falámos com Carlos Tavares, Ministro da Economia na época, para saber o que se deveria fazer mais para reposicionar a perceção das marcas portuguesas além-fronteiras.

Ainda houve tempo para falar da Moda Lisboa, com o testemunho de Eduarda Abbondanza. A Diretora do evento afirmava que já na altura a iniciativa era é uma marca nacional e um importante acontecimento para a cidade de Lisboa, ideia reforçada por Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara de Lisboa, nesse ano.

Na época, esperava-se ansiosamente pelo Euro 2004 e muitas foram as campanhas realizadas com este tema. O Imagens de Marca foi conhecer os bastidores do anúncio de promoção do evento, onde se conheceram alguns segredos de produção. As bolas utilizadas pelos protagonistas do filme publicitário foram colocadas através de efeitos especiais. José André e Caló, da Produtora Irmã Lúcia Efeitos Especiais, explicam como foi trabalhado o filme em pós-produção. O Imagens de Marca falou também com o Diretor Criativo da agência Euro RSCG, Paulo Monteiro, para saber pormenores sobre o desenvolvimento da campanha.

A fechar o programa podemos ver um anúncio antigo, da bagaceira Aldeia Velha.

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Jornalista: Sandra Pinto Barata

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