19 de maio de 2014

Blue, a arte de uma marca da cultura angolana no mundo

Nesta reportagem, fomos revisitar a história daquela que é considerada a maior marca de refrigerantes de angola, num ano em que caminha a passos largos para as comemorações de uma década. O recontar de um percurso, tendo como ponto de partida o novo projeto ligado a uma outra vertente cultural, através do qual, volta a inovar, desta vez, com as artes plásticas angolanas.

Desde que nasceu, a marca, sempre se quis posicionar como um produto da cultura angolana no mercado de grande consumo. Uma estratégia explicada pelo Administrador de Marketing, João Sampaio, e que passou por desenvolver os mais profundos estudos sobre o consumidor, para oferecer uma gama alargada de sabores à sua medida, apostou numa comunicação ligada à música e à festa, características fortes da cultura nacional, e trouxe um novo look às marcas angolanas, associando-as à qualidade e à sofisticação dos grandes players internacionais.

Um caminho, que começou a ser desenhado e pensado, desde a sua origem pela empresa, Refriango, e que contou com o talento da dupla criativa Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo, até hoje responsável pelas suas campanhas criativas, atualmente através da BAR. José Carlos Bomtempo partilha também aquela que tem sido a visão da agência para manter a dinâmica criativa da marca, posicionando-a nos cerca de 8 mercados internacionais onde já está presente.

Entrevistas:

Paulo Kussy – Artista Plástico

João Sampaio – Administrador da Comissão Executiva Refriango

José Carlos Bomtempo – Diretor Criativo BAR

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Jornalista: Maria José Martins; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Arnaldo Guedes

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