15 de julho de 2013

Portugal tem um grande “papel” no mundo

Numa época em que as florestas são ameaçadas e fustigadas pelos incêndios, e sabendo que a indústria do papel depende desta matéria-prima para a sua atividade, a nossa reportagem foi conhecer como este setor preserva este recurso natural e que atividade desenvolve para a sua sustentabilidade no futuro.

Consultámos a CELPA, a Associação do setor, para saber como está Portugal representado por esta indústria no mundo e qual o seu peso na economia nacional, procuramos mostrar também um dos grandes casos em Portugal e no mundo. A Portucel é hoje uma das mais fortes presenças de Portugal no mercado externo, gera milhares de postos de trabalho e representa 3% das exportações portuguesas de bens.

É o 1º produtor europeu de papéis de impressão e o 6º mundial. É  também o 1º produtor europeu de pasta branqueada de eucalipto e o 4º mundial e assim o maior exemplo para nos mostrar como é possível ser uma marca verde nesta indústria.

Fomos visitar os viveiros onde nasce a sua produção de eucaliptos e conhecer os processos de investigação, bem como acompanhar a transformação do papel na nova fábrica em Setúbal.

Entrevistas:

Paula Guimarães – Responsável pela Certificação Florestal do Grupo Portucel Soporcel

Hermano Mendonça – Director de Marketing do Grupo Portucel Soporcel

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Maria José Martins; Imagem: Patrique Almeida/Luís Magalhães; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.