4 de janeiro de 2013

World Trend Report 2013

O World Trend Report 2013 é um estudo sobre tendências e mentalidades do consumidor, desenvolvido pela AYR Consulting, uma consultora multinacional de tendências e inovação estratégica.

Foram identificadas, analisadas e estudadas 24 tendências do consumidor, uma fonte de conhecimento para a delineação de estratégias empresariais, sociais, educacionais, económicas e políticas. O objetivo deste estudo é ser uma ferramenta útil para empresas e instituições planearem o futuro com sucesso.

“O comportamento do consumidor na sociedade diria que é idêntico aqui, na China ou na Rússia. A forma como ele se manifesta é que é um bocadinho diferente. Tem a ver com mentalidades, tem a ver com a nossa forma de estar e de comunicar na sociedade, nas pequenas coisas que fazemos no dia-a-dia”, afirma ao Imagens de Marca, João Peres Alves, Vice Presidente da AYR Consulting, com quem falámos para aprofundar este tema.

Segundo o World Trend Report existe uma mega tendência, designada por empowerment, que possui um alcance aspiracional, que advém da necessidade de criar e desenvolver competências para benefício da sociedade.

Para além desta, foram detetadas 7 macro tendências. São elas:

  • Relaxed and Spiritual – Cada vez mais o consumidor sente necessidade de ter momentos de relaxe, de descompressão face ao stress em que vive diariamente. O consumidor quer relaxar, descansar e trabalhar no seu bem-estar interior. O estudo afirma que há a necessidade de se conectar a algo mais profundo e espiritual.
  • Identities Narrated - Torna-se muito mais fácil a ligação com alguma marca ou produto ou se houver uma história que o ilustre.
  • The Beautiful People: Esta tendência tem duas faces: o desejo de reconhecimento e de ascensão social, de querermos ser mais bonitos, mas também a constatação de que existem prescritores, como por exemplo grandes atores de Hollywood, que influenciam a vivência em sociedade.
  • Global Connection & Convergence: A Internet mudou o mundo e a vivência em sociedade. Agora, os vários suportes estão a convergir num só, de modo a potencializar a nossa capacidade de estarmos sempre conectados e informados, em tempo real.
  • EcoSustainability: Mais do que reciclagem, é toda uma consciência de que os recursos são finitos e que devemos promover um estilo de vida sustentável. Do ponto de vista das marcas, será importante perceber como é que elas devem transmitir ao consumidor a sua preocupação com o ambiente.
  • Riding the Recession: Temos consciência que estamos a viver uma crise, então vamos  tentar aproveitá-la ao máximo com criatividade. Tem a ver com a vontade de o consumidor ultrapassar a recessão, transformando o mal-estar em sociedade em bem-estar, mesmo com as condicionantes que existem.
  • Anger, Distrust and Revolution: Existe um descontentamento generalizado na sociedade, devido aos problemas crescentes nas áreas sociais, económicas e políticas. Um sentimento de revolta para com as instâncias do poder e da economia, e uma profunda necessidade de mudança e revolução.

“Há tendências que estão a expressar-se mais, como riding the recession e relaxed and spiritual. Há um surgimento de ginásios, especialmente pra senhoras, e maior preocupação com as questões do bem-estar, como por exemplo, o negócio da cosmética crescer em tempo de crise. São aquelas pequenas coisas, que já que não podemos ir de férias, gastamos um bocadinho mais nestas áreas para nos sentirmos melhor”. Tudo o que tenha a ver com o bem-estar tem um grande potencial de crescimento, segundo João Peres Alves. Este é um dos setores que pode crescer em 2013, assim como a área da distribuição, com produtos alimentares, de primeira necessidade.

O estudo aponta, ainda, 16 micro tendências, que têm a ver com comportamentos setoriais, que afetam transversalmente a sociedade:

  • Female Up & RisingEm certos países, tem-se registado a emancipação da mulher, que faz as coisas à sua maneira, fora das normas sociais impostas.
  • Bottom of the Social Pyramid – Os menos afortunados também são consumidores, surgindo nestas altura, novas oportunidades para aqueles com menos possibilidades financeiras.
  • C2C – Baseia-se numa economia paralela – Consumidor-Consumidor – focada em revenda, troca ou doação de produtos.
  • Coolpon: O consumidor quer, cada vez mais, promoções, cupons, descontos e zero complicações.
  • Excess Therapy: A necessidade de fazer algo que normalmente não faríamos, mesmo que pontualmente.
  • Experience Economy: O consumidor quer consumir experiências memoráveis.
  • Meaningful Compassion: Compaixão e empatia para com os outros. Diz respeito à utilização das nossas faculdades para melhorar os problemas da sociedade.
  • Crowd Everything: Tem a ver com o comportamento grupal em crescimento.
  • Secrecy: A necessidade de reclusão, privacidade ou isolamento.
  • Emergent: Os símbolos das economias emergentes expandem-se.
  • Design = Wow Good: Simplificação da forma e da função. Minimalismo, customização e durabilidade são as palavras-chave.
  • Meaningful Nostalgia: Sentimento nostálgico pelos valores, símbolos e comportamentos do passado.
  • Wellthy: Saúde e bem-estar são uma prioridade.
  • Neo Male: Além do Metrossexual – uma emancipação e redefinição da imagem do Homem.
  • Live the City: Querer melhorar a sua cidade.
  • Urban Nomads: Estar acessível e conectado em qualquer lugar e a qualquer hora.

Este relatório terá uma atualização em Junho, onde serão disponibilizados, pela primeira vez, vetores setoriais por tendências.

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Jornalista: Sandra Barata; Imagem: Luís Magalhães

Comentários (1)

  1. Bom dia,

    Gostaria de saber se vocês vendem esse relatório e, se sim, qual o preço.

    Obrigada,

    Luiza.

    por: Luiza Ferraz,

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