5 de dezembro de 2016

Dezembro também significa Natal para o retalho alimentar

Dezembro é o mês do ano mais importante para as vendas no retalho alimentar. Segundo a Nielsen representam cerca de 9% do total de vendas anuais e com o maior pico na semana do Natal e na anterior. Analisando o ano de 2015, verificou-se um crescimento de vendas em valor no Natal de 3% face ao ano anterior. Foi também nesta altura do ano que se intensificaram as promoções: em 2015 registou-se um crescimento de vendas em valor com promoção de 19% face a 2014.

“Apesar da sua importância nesta época (19%), as vendas dos Frutos Secos já não estão tão concentradas no Natal visto que são cada vez mais consumidos ao longo de todo o ano”, explica Marta Teotónio Pereira, Client Business Partner da Nielsen. A mesma responsável adianta que “a conveniência tem ganho especial importância no consumo e o bacalhau não é exceção. Apesar de o Bacalhau Seco representar mais de 90% das vendas do Bacalhau que é vendido no Natal, nota-se uma dinâmica superior no Bacalhau Congelado comparativamente ao Seco”.

Esta é também uma época forte para as bebidas alcoólicas. No Natal de 2015, o Vinho teve um peso de 48% do total de vendas em valor das bebidas alcoólicas. Seguiu-se o Whisky (16%), o Vinho Espumante (10%) e o Vinho do Porto (9%).

O Gin mostra um crescimento em volume de 117% no Natal de 2015 face ao ano de 2013 (no total do ano cresce 93%).

Segundo a mesma responsável, “as promoções influenciam fortemente esta categoria, levando a um aumento da procura de vinhos mais caros. No Natal de 2015, 46% das vendas de vinhos em volume foram através de promoções (+10% comparativamente ao Natal de 2013)”, explica.

Já no fim-de-ano, o marisco continua a ser uma categoria forte, com uma dinâmica positiva de 10% (versus 4% no total do ano). Nesta altura, o marisco fresco ganha um peso superior ao verificado no total do ano, embora o Congelado continue a representar a maior fatia: 2/3 do total marisco vendido no fim-de-ano é congelado.

O Espumante é a bebida alcoólica que mais se destaca, representando 25% do total das vendas em valor das bebidas alcoólicas neste período.

O Imagens de Marca entrevistou Marta Teotónio Pereira, Client Business Partner da Nielsen, veja a entrevista no vídeo acima.

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Jornalista: Marco Silva; Imagem: Rui Rodrigues;

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